Connect with us

Hi, what are you looking for?

História & Humanidade

Misterioso navio encontrado no Mar Báltico com armas prontas pra atirar

Crédito da imagem: Deep Sea Productions/MMT via LiveScience

Um navio naufragado antigo incrivelmente bem preservado foi descoberto no Mar Báltico. E, embora provavelmente remonte a 500 ou 600 anos atrás, “é quase como se tivesse naufragado ontem”, disse em comunicado Rodrigo Pacheco-Ruiz, arqueólogo marítimo com os especialistas em pesquisa MMT.

O navio foi descoberto pela primeira vez em 2009 pela Administração Marítima Sueca através de um sonar – que utiliza ondas sonoras para detectar objetos.

Mas Pacheco-Ruiz e sua equipe, em colaboração com o Centro de Arqueologia Marítima da Universidade de Southampton, na Inglaterra, lideraram recentemente um levantamento arqueológico dos destroços usando robôs submarinos.

Continua depois da publicidade

A pesquisa revelou que o navio provavelmente data do século XV ao início do século XVI. Embora pareça despedaçado, ele ainda está praticamente intacto. Os mastros do navio ainda estavam no lugar e o casco está completo. No convés principal, encostados ao mastro principal, os cientistas encontraram um pequeno barco que foi provavelmente usado para transportar a tripulação. Eles também encontraram armas de artilharia no convés principal, algumas ainda bem arrumadas nos portos de armas. Duas armas de artilharia ainda estavam apontadas na posição de disparo, informou o The Independent.

“Este navio é contemporâneo dos tempos de Cristóvão Colombo e Leonardo Da Vinci, mas demonstra um notável nível de preservação após quinhentos anos no fundo do mar”, disse Pacheco-Ruiz. Está muito bem preservado devido às águas frias e ligeiramente salgadas do Mar Báltico, acrescentou.

Continua depois da publicidade

FONTE / LiveScience

Da Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.

Comentários

Populares hoje

Ciência

Na Paleontologia, encontrar novas peças que pertenceram a milhões de anos atrás é um dos principais objetos de estudo. No entanto, durante uma expedição...

Notícia

Os hominídeos Homo antecessor são parentes bem antigos dos Homo sapiens. Esses humanos ancestrais habitavam vastas regiões da Europa entre 1,2 milhões e 800...