Instalação de antiga cunhagem de moedas é encontrada na China, com 2.500 anos

Rafael D'avila

Uma equipe de pesquisadores encontrou, na província de Henan, evidências do que parece ser a mais antiga instalação de cunhagem de moedas conhecida no mundo. A revista Antiquity, uma das maiores sobre arqueologia do Reino Unido, publicou a descoberta, onde usaram a datação por carbono para chegar aos resultados.

“Isso faz de Guanzhuang o local de cunhagem mais antigo e seguro do mundo”, diz o resumo do jornal. Durante as escavações, encontraram duas moedas de espada de bronze, nomeadas devido à semelhança com a pá, e mais de 60 moldes de moedas de cerâmica usados ​​para cunhagem desses objetos.

“As moedas encontradas na antiga instalação de cunhagem são de um tipo que estava em circulação no período da primavera e do outono (770 aC-476 aC). Além disso, também circulava no período dos Reinos Combatentes (475 aC-221 aC). Contudo, é uma das moedas de metal mais antigas da China”, explicou Gao Xiangping, o líder da equipe de pesquisa do site de Guanzhuang, à Agência de Notícias Xinhua.

antiga cunhagem de moedas 01
Fotografia aérea de antigo local de cunhagem de metal na China (Imagem: H. Zhao)

Antiga cunhagem de moedas funcionava de maneiras diferentes em determinados períodos do ano

“A descoberta de modelos foi mais emocionante do que encontrar as moedas em si, pois sugere que teria existido uma facilidade de cunhagem naquela época. É como se enxergar um diamante esculpido não fosse raro, mas uma hortelã, sim”, disse Zhao.

Ele ainda fez uma observação importante sobre a antiga cunhagem de moedas: elas eram usadas para circulação de mercadorias, e apareciam em diversos lugares. Entretanto, entre a primavera e outono, o número das oficinas de cunhagem se tornava bastante limitado.

antiga cunhagem de moedas
Localização da ‘casa da moeda’ mais antiga do mundo, em Xingyang, na província de Henan, na China (Imagem: Antiquity)

As primeiras oficinas que fundiam cobre começaram a produção entre 814a.C e 750a.C, e 150 anos após isso, passaram a fabricar vasos de bronze, armas e outros equipamentos. Para remontar o Período Médio e Final da Primavera e Outono (650a.C  – 500ª.C), pesquisadores sugeriram dois locais de cunhagem de moedas, na China.

Todavia, em ambos os casos, basearam-se em evidências cerâmicas não confirmadas pelas datações de radiocarbono para chegar na época proposta.

Compartilhar