Humanos foram fundamentais para a extinção dos mamutes

Mateus Marchetto
Imagem: Ilustração/Mauricio Anton

Os mamutes são um dos exemplos mais clássicos de animais pré-históricos extintos que habitaram o planeta junto à nossa espécie. Por terem sido tão importantes para o ecossistema e distribuídos por boa parte do globo, muito se debate sobre a extinção dos mamutes. Agora novas evidências reforçam que nós fomos, de fato, responsáveis por essa extinção.

Como relatado aqui no SoCientífica ainda este ano, algumas pesquisas recentes indicam que a mudança climática do final da última Era Glacial foi a responsável pela extinção dos mamutes. Com o suporte ainda de pesquisas mais recentes, os dados pareciam estar aliviando a culpa da espécie humana sobre todas estas mortes paquidérmicas.

Dinâmica como a ciência é, no entanto, um novo estudo indica que, de fato, os humanos contribuíram significativamente para a morte dos mamutes, que existiram no planeta até pouco mais de 4.000 anos em algumas regiões isoladas.

A pesquisa publicada no periódico Ecology Letters, em setembro deste ano, utiliza dinâmicas climáticas e estimativas de influência humana nos hábitats de mamutes ao redor do planeta. Segundo os autores, a mudança climática certamente causou a extinção dos mamutes, mas nós também.

“Usando modelos computacionais, fósseis e DNA antigo nós identificamos os mecanismos e ameaças que foram integrais para o declínio inicial e posterior extinção do mamute lanoso.”, afirma o autor Damien Fordham em uma declaração.

Também professor da University of Adelaide’s Environment Institute, Fordham continua: “Nossa pesquisa mostra que humanos foram uma razão crucial e crônica para a diminuição na população de mamutes, tendo um papel essencial no tempo e localização da extinção.”

mammoth 2242551 1920
Imagem:  Jens Hummelmose / Pixabay

Caça excessiva, mudança do clima e de-extinção dos mamutes

Como os autores ressaltam na pesquisa, é bastante difícil atribuir a extinção de uma espécie a um único evento. Geralmente o que ocorre é uma combinação de fatores que acaba levando a uma extinção. Mesmo no caso dos dinossauros, que foram atingidos por um asteroide gigante, outros fatores contribuíram para a morte total destes animais.

Assim, diversas evidências fósseis mostram que os Homo sapiens caçavam mamutes em busca de carne, pele e marfim, por exemplo. Como foi o caso com os dodos e preguiças gigantes, nossa espécie pode ter caçado excessivamente os mamutes devido a populações crescentes e famintas.

Contudo, o clima também foi determinante. Isso porque ao fim do Pleistoceno, há aproximadamente 12 mil anos, o planeta entrou num ciclo de aquecimento devido ao derretimento da cobertura de gelo ao longo de diversas áreas. Isso causou, dentre outros efeitos, uma redução nos hábitats dos mamutes e da comida disponível para estes grandes herbívoros.

Alguns mamutes ainda sobreviveram até pouco mais de 4.000 anos, como já comentado. Todavia, a grande maioria dos animais da espécie sumiu do planeta já há 8.000 anos. Sem os grandes herbívoros, o norte gelado do planeta acabou coberto por gigantes florestas de coníferas e musgos.

Cientistas até estão planejando trazer os mamutes de volta à vida nos próximos anos. Se nós causamos a extinção destes animais, nesse sentido, o argumento para a de-extinção pode ficar mais forte.

A pesquisa está disponível no periódico Ecology Letters.