Connect with us

Hi, what are you looking for?

objeto mais distante do sistema solar
objeto mais distante do sistema solar
Impressão artística do FarFarOut. (NOIRLab / NSF / AURA / J. Da Silva)

Espaço

Este é o objeto conhecido mais distante do sistema solar

O grande pedaço de rocha foi descoberto em 2018 e desde então os cientistas estudam a seu respeito.

Cientistas confirmaram: o pedaço de rocha FarFarOut é o objeto conhecido mais distante do sistema solar. O grande pedaço de rocha foi descoberto em 2018 e desde então os cientistas estudam a seu respeito.

Com cerca de 400 quilômetros de diâmetro, é estimado que FarFarOut, que em tradução literal quer dizer algo como “muito, muito longe”, está a uma distância orbital média de 101 unidades astronômicas – isso é 101 vezes a distância entre a Terra e o Sol. O objeto recebeu a designação provisória de 2018 AG 37, e seu nome próprio, de acordo com as diretrizes da União Astronômica Internacional, ainda está pendente.

Continua depois da publicidade

A estranha órbita do objeto conhecido mais distante do sistema solar

A órbita de FarFarOut não é um círculo uniforme em torno do Sol, mas uma forma oval realmente assimétrica. Após observação cuidadosa, os cientistas calcularam sua órbita; FarFarOut oscila até 175 unidades astronômicas, e chega perto de 27 unidades astronômicas, dentro da órbita de Netuno.

“FarFarOut provavelmente foi jogado no Sistema Solar exterior por ficar muito perto de Netuno no passado distante”, disse o astrônomo Chad Trujillo, da Northern Arizona University. 

“FarFarOut provavelmente interagirá com Netuno novamente no futuro, uma vez que suas órbitas ainda se cruzam.”

Continua depois da publicidade
objeto conhecido mais distante do sistema solar
(Roberto Molar Candanosa, Scott S. Sheppard / CIS e Brooks Bays / UH)

Distante e misterioso

FarFarOut ainda é muito misterioso. Por estar tão longe, seu brilho é extremamente fraco e só foi observado nove vezes ao longo de dois anos. A equipe inferiu seu tamanho com base no brilho, mas não se sabe muito mais.

Os astrônomos também não estão totalmente certos de seu tempo de órbita. Eles acham que poderia ser apenas 800 anos, mas há espaço de manobra suficiente para levar mais do que o dobro desse tempo, ou possivelmente se mover em um ritmo muito mais rápido.

objeto conhecido mais distante do sistema solar é confirmado
Imagens de descoberta do FarFarOut obtidas em julho de 2018. (Scott S. Sheppard / Carnegie Institution for Science)

“FarFarOut leva um milênio para dar a volta ao Sol uma vez”, disse o astrônomo David Tholen, da Universidade do Havaí em Mānoa.

“Por causa disso, ele se move muito lentamente pelo céu, exigindo vários anos de observações para determinar com precisão sua trajetória.”, completou ele.


+Leia mais

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Animais

Há aproximadamente 400 anos houve uma grande onda de frio que assolou todo o globo terrestre. O gelo atingiu a ilha de Ellesmere no...

Animais

Um novo teste de inteligência em uma espécie cefalópode reforçou como é importante não subestimar a inteligência animal. Os chocos foram submetidos a uma...

Animais

Com a capacidade de aprender a resolver problemas assim como os humanos, os polvos são uma das espécies mais inteligentes do oceano. Esses animais...

Animais

O pequeno molusco pode até redesenhar a forma dos rios.