Um par de estátuas de esfinges encontradas na Inglaterra foram leiloadas por £195.000 e antes disso, elas ficaram durante quinze anos no jardim de um casal que as comprou inicialmente por £300.
As estátuas de esfinge egípcias são consideradas as mais belas obras arquitetônicas do Egito antigo, e eram utilizadas para decorar as avenidas que levavam o povo aos templos. Essa importante criatura mítica tem corpo de leão, asas de ave de rapina e geralmente uma cabeça humana representando os Faraós.
O casal em questão acreditava que as estátuas de esfinge de pedra eram, na verdade, réplicas do século XIX, mas eles descobriram durante o leilão que se tratava de uma relíquia genuína.
Um simples ornamento de jardim
As estátuas, de cerca de 5.000 anos, ficaram no jardim do casal por mais de uma década, expostas a ventos, tempestades e reparos domésticos ocasionais.
O casal decidiu leiloar as estátuas e outros itens quando estavam mudando de casa e viram que elas seriam muito pesadas para serem transportadas. Sendo assim, eles começaram a procurar algumas casas de leilão e encontraram a Mander Auctioneers, que aceitou vender as esfinges.
Segundo Mander, as estátuas estavam em condições muito ruins e com vários desgastes. Os proprietários haviam consertado algumas partes utilizando concreto, como um pedaço que faltava sob a cabeça de uma das estátuas.
Mas nenhum deles havia previsto o sucesso que o par de estátuas de esfinges encontradas na Inglaterra, teria com os compradores em potencial.
O leilão das estátuas
Antes mesmo do leilão acontecer, as estátuas já haviam despertado o interesse de compradores internacionais que, após a analisarem concluíram que eram figuras legítimas.
As estátuas foram colocadas a leilão pelo preço inicial de £300, valor que subiu rapidamente para £100.000, até que o martelo finalmente bateu com o valor de £195.000, tudo isso em quinze minutos.
Havia compradores disputando as relíquias por telefone e vários outros pela internet, mas no final a relíquia foi vendida para uma galeria internacional de leilões.
A opinião comum de todos era que o par de estátuas de esfinge eram exemplos genuínos do antigo Egito, mas que de alguma forma passaram a ser conhecidas apenas como cópias do século XIX.
Os proprietários ficaram muito surpresos quando souberam que possuíam um artefato egípcio antigo. “Eles ficaram sentados lá o tempo todo e [os vendedores] não tinham ideia do que tinham em seu jardim” disse Jason Mander, dono da casa de leilão.
O destino das estátuas de esfinges encontradas na Inglaterra
Depois de toda essa movimentação, as estátuas vão ser enviadas a um museu, onde um grupo de especialistas vai analisar melhor as figuras e, se tiverem sorte, conseguirão identificar a sua idade exata.
Por agora a dúvida que fica no ar é como esse par de estátuas de esfinges encontradas na Inglaterra conseguiram atravessar o mundo do Egito e parar em uma casa como um ornamento de jardim?
“Eu me pergunto onde eles estiveram nos últimos 5.000 anos”, diz Mander. “É realmente incrível.”.