Espécie de macaco navegou da África até a América do Sul, estudo

SoCientífica
(Imagem: edojob/Adobe Stock)

Quatro dentes de macaco fossilizados descobertos nas profundezas da Amazônia peruana fornecem novas provas de que mais de um grupo de primatas antigos atravessou o Oceano Atlântico vindos da África, de acordo com a nova pesquisa da USC publicada recentemente na revista Science.

Os dentes são de uma espécie recentemente descoberta pertencente a uma extinta família de primatas africanos conhecida como parapithecids. Os fósseis descobertos no mesmo local, no Peru, tinham oferecido anteriormente a primeira prova de que os macacos sul-americanos evoluíram a partir de primatas africanos.

Pensa-se que os macacos fizeram a viagem de mais de 1450 quilômetros em jangadas flutuantes de vegetação que se separaram das linhas costeiras, possivelmente durante uma tempestade.

“Esta é uma descoberta absolutamente única”, disse Erik Seiffert, autor principal do estudo e professor de Ciências Anatômicas Clínicas Integrativas na Keck School of Medicine da USC. “Mostra que, para além dos macacos do Novo Mundo e de um grupo de roedores conhecidos como caviomorfos – há esta terceira linhagem de mamíferos que, de alguma forma, fizeram esta viagem transatlântica muito improvável da África para a América do Sul”.

Os investigadores chamaram ao macaco extinto de Ucayalipithecus perdita. O nome vem de Ucayali, a região da Amazônia peruana onde foram encontrados os dentes, pithikos, a palavra grega para macaco, e perdita, a palavra latina para perdido.

Ucayalipithecus perdita era muito pequeno, de tamanho semelhante ao de um mico-leão-dourado dos tempos modernos.

LEIA TAMBÉM: Macaco usa pedra afiada para escapar de zoológico: Confira vídeo

Paleontologists
Paleontólogos recolhem sedimentos secos no sítio de Santa Rosa, onde foi encontrado Ucayalipithecus, na Amazônia peruana. (Imagem: Erik Seiffert)

Datação da migração

Os investigadores acreditam que o local em Ucayali onde os dentes foram encontrados é de uma época geológica conhecida como o Oligoceno, que se estendeu de cerca de 34 milhões até 23 milhões de anos atrás.

Com base na idade do local e na proximidade do Ucayalipithecus aos seus parentes fósseis do Egito, os investigadores estimam que a migração possa ter ocorrido há cerca de 34 milhões de anos.

“Estamos sugerindo que este grupo pode ter chegado à América do Sul em torno do que chamamos a fronteira Eoceno-Oligocênica, um período de tempo entre duas épocas geológicas, quando o manto de gelo antárctico começou a acumular-se e o nível do mar caiu”, disse Seiffert. “Isso pode ter desempenhado um papel no sentido de tornar um pouco mais fácil para estes primatas atravessarem de fato o Oceano Atlântico”.