Macacos podem usar lógica básica para decifrar a ordem dos itens em uma lista

SoCientífica
Os macacos rhesus não precisam de recompensas para aprender e lembrar a ordem dos itens em uma lista, um feito mental que pode ser útil na natureza.

Uma pesquisa recente mostram que macacos podem manter sequências de informações em ordem usando um tipo simples de pensamento lógico.

O estudo mostrou que macacos rhesus aprenderam a ordem dos itens em uma lista com exposição repetida a pares de itens retirados da lista, segundo o psicólogo Greg Jensen, da Universidade Columbia, e seus colegas. Os animais tiraram conclusões básicas e lógicas sobre os pares de itens listados. Por exemplo, se A vier antes de B e B vir antes de C, então A logicamente virá antes de C.

As recompensas dadas aos macacos não forneceram orientação confiável aos animais sobre se eles tinham ordenado corretamente pares de itens. Então os animais, elaboraram a ordem aproximada de imagens na lista, e usaram esse conhecimento para fazer escolhas em experimentos sobre qual das duas imagens da lista seguia a outra, diz o grupo de Jensen.

Estudos anteriores sugeriram que uma variedade de animais, incluindo macacos, pombos, ratos e corvos, pode discernir a ordem de uma lista de itens. Mas persiste o debate sobre se as criaturas não humanas o fazem apenas com o estímulo de recompensas por respostas corretas ou, pelo menos algumas vezes, consultando o conhecimento interno adquirido sobre listas particulares.

O grupo de Jensen projetou sessões experimentais nas quais quatro macacos completaram até 600 tentativas para determinar a ordem de sete imagens em uma lista. As imagens incluíam um balão de ar quente, uma espiga de milho e uma zebra. Macacos não podiam confiar em recompensas para guiar suas escolhas. Em algumas sessões, os animais geralmente recebiam uma recompensa maior por identificar corretamente quais das duas imagens vinham mais tarde na lista e uma recompensa menor por uma resposta incorreta. Em outras sessões, respostas incorretas geralmente renderam uma recompensa maior do que respostas corretas. Recompensas consistiam em maiores ou menores goles de água entregues através de tubos para os primatas moderadamente sedentos.

Os macacos aprendiam consistentemente ordens de listas em ambas as condições de recompensa, fazendo relativamente poucos erros no final das sessões. Dar recompensas pelas respostas corretas produziu um aprendizado de lista um pouco mais rápido, descobriu a equipe.

O estudo acrescenta evidências sugerindo que, como seres humanos, os macacos podem relacionar mentalmente pares de itens em listas que guiam as escolhas posteriores, diz a psicóloga Regina Paxton Gazes, da Bucknell University, em Lewisburg, Pensilvânia.

Essa é provavelmente uma habilidade valiosa na natureza, diz ela, porque muitos animais precisam monitorar onde os companheiros de grupo estão na hierarquia social. “A capacidade de construir, reter, manipular e referenciar informações ordenadas pode ser um mecanismo evolucionariamente antigo e eficiente [mental] para acompanhar as relações entre os indivíduos”, diz ela.

FONTE / Science Advances 

Compartilhar