Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Vivemos nos destroços de uma épica colisão galáctica, diz estudo

E isso poderia nos ajudar a resolver o mistério da matéria escura.

A colisão com o “fantasma de uma galáxia” há milhões de anos ainda assombra a Via Láctea. Em novembro do ano passado, os astrônomos anunciaram a descoberta de Antlia 2, uma galáxia de baixa densidade, mas relativamente massiva, que orbita a Via Láctea.

Agora, uma equipe do Instituto de Tecnologia de Rochester forneceu evidências de que uma colisão galáctica passada com Antlia 2 é responsável por grandes ondulações no disco externo de gás hidrogênio da Via Láctea – potencialmente solucionando um mistério que intrigou os cientistas por mais de uma década.

LEIA TAMBÉM: Surgem sinais de que há outro universo idêntico ao nosso.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

A professora assistente de Rochester, Sukanya Chakrabarti, apresentou as descobertas de sua equipe, que foram submetidas ao  The Astrophysical Journal Letters e estão atualmente publicadas no servidor pré-impresso do arXiv , durante uma reunião da American Astronomical Society na quarta-feira.

Usando dados coletados pelo satélite Gaia da Agência Espacial Européia, eles calcularam a trajetória passada de Antlia 2 e descobriram que ela provavelmente colidiu com a Via Láctea centenas de milhões de anos atrás, causando as ondulações que ainda vemos hoje.

A equipe também realizou simulações para descartar uma causa das ondulações anteriormente proposta: uma colisão com a galáxia anã de Sagitário.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Chakrabarti acredita que o Antlia 2 pode ajudar os cientistas a resolver outro mistério também: a matéria escura.

“Nós não entendemos qual é a natureza da partícula de matéria escura”, disse ela em um comunicado à imprensa.

“Se Antlia 2 é a galáxia anã que previmos, você sabe qual teria sido a sua órbita”, ela continuou. “Você sabe também que tinha de se aproximar do disco galáctico. Isso estabelece restrições rigorosas, portanto, não apenas sobre a massa, mas também sobre seu perfil de densidade. Isso significa que, em última análise, você poderia usar o Antlia 2 como um laboratório exclusivo para aprender sobre a natureza da matéria escura.”

Publicidade. A leitura continua abaixo.

ORIGINAL INGLÊSWe Live in the Wreckage of an Epic Galactic Collision, Says Study [Futurism]

Faça um comentário

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.