Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Em breve, a primeira foto de um buraco negro da história será liberada

Nesta semana, conheceremos os primeiros resultados do EHT e provavelmente será algo nunca antes visto.

A ESO informou que no próximo dia 10 de abril será realizada uma coletiva de imprensa para anunciar resultados impressionantes obtidos pelo Telescópio de Horizonte de Eventos (EHT), cuja missão é conseguir a primeira fotografia de um buraco negro.

De acordo com a ESO, a reunião com jornalistas será realizada em Bruxelas. No total, e devido à importância do anúncio, haverá seis principais conferências de imprensa simultaneamente em diferentes países do mundo, bem como transmissões ao vivo através de diferentes plataformas.

O EHT consiste em antenas de rádio de todo o mundo que criam um telescópio virtual do tamanho da Terra. O objetivo é gerar potência de ampliação suficiente para visualizar a área em torno de um buraco negro.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Conseguir uma foto de um buraco negro não é uma tarefa fácil, pois ele é, literalmente, invisível: ele absorve toda a radiação eletromagnética, o que significa que nenhum telescópio óptico pode detectá-lo.

Por essa razão, os cientistas do projeto internacional EHT se concentraram no horizonte de eventos de Sagitário A * – a superfície em torno de um buraco negro onde até a luz não pode escapar. Teoricamente, é possível observar o horizonte de eventos…

Nesta semana, conheceremos os primeiros resultados do Telescópio de Horizonte do Evento e, independentemente do que for divulgado nessa conferência de imprensa, provavelmente será algo nunca antes visto.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.

Faça um comentário

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Mente & Cérebro

Nas últimas décadas, inúmeras pesquisas mostraram a relação entre amamentação e a saúde da criança. Sabe-se, por exemplo, que a amamentação ajuda no desenvolvimento...

Planeta & Ambiente

Nukumi, uma grande fêmea de tubarão-branco marcada no ano passado está cruzando o Atlântico já faz dois meses. De acordo com especialistas, ela pode estar...