Em breve, a primeira foto de um buraco negro da história será liberada

SoCientífica

A ESO informou que no próximo dia 10 de abril será realizada uma coletiva de imprensa para anunciar resultados impressionantes obtidos pelo Telescópio de Horizonte de Eventos (EHT), cuja missão é conseguir a primeira fotografia de um buraco negro.

De acordo com a ESO, a reunião com jornalistas será realizada em Bruxelas. No total, e devido à importância do anúncio, haverá seis principais conferências de imprensa simultaneamente em diferentes países do mundo, bem como transmissões ao vivo através de diferentes plataformas.

O EHT consiste em antenas de rádio de todo o mundo que criam um telescópio virtual do tamanho da Terra. O objetivo é gerar potência de ampliação suficiente para visualizar a área em torno de um buraco negro.

Conseguir uma foto de um buraco negro não é uma tarefa fácil, pois ele é, literalmente, invisível: ele absorve toda a radiação eletromagnética, o que significa que nenhum telescópio óptico pode detectá-lo.

Por essa razão, os cientistas do projeto internacional EHT se concentraram no horizonte de eventos de Sagitário A * – a superfície em torno de um buraco negro onde até a luz não pode escapar. Teoricamente, é possível observar o horizonte de eventos…

Nesta semana, conheceremos os primeiros resultados do Telescópio de Horizonte do Evento e, independentemente do que for divulgado nessa conferência de imprensa, provavelmente será algo nunca antes visto.