Em ação rara, orca salva baleia jubarte da morte na Austrália

Lorena Franqueto
Imagem: Whale Watch Western Australia (WWWA).

Quando uma orca se aproxima de uma baleia jubarte, geralmente, o objetivo da primeira não é bem intencionado. Contudo, um grupo de pessoas viu quando uma orca salvou uma baleia jubarte na região da costa sul da Austrália. Segundo eles, a baleia estava emaranhada em material de pesca e gravemente ferida próximo à baia de Bremer.

“Nós pudemos ver que ele estava muito emaranhado – ele tinha muita linha em torno de sua barbatana caudal e estava fortemente infestado de piolhos de baleia”, disse um dos presentes.

Vale ressaltar que as baleias jubarte raramente aparecem em águas do sul da Austrália no período de calor, como agora. Mas a proprietária do WWWA Gemma Sharp relata que, mesmo assim, em alguns momentos durante a migração, elas podem ser vítimas das orcas no local.

Como a orca salvou a baleia?

Há poucos meses, uma jubarte sobreviveu por muito pouco a um ataque de orca, que por sinal durou horas. Sendo assim, a equipe da WWWA lançou um drone na região que a jubarte estava, temendo que a mesma fosse ataca, e obtiveram imagens ainda incríveis.

https prod.static9.net
Imagem: Whale Watch Western Australia (WWWA)

Mas o que aconteceu na baia surpreendeu a todos, porque as orcas apareceram para salvar a baleia, ao invés de comê-la. Eles puderam notar a aproximação das orcas e, na sequência, a baleia livre se aproximou do barco onde estavam alguns tripulantes.

Novamente, a Gemma relatou: “Era quase como se eles pudessem dizer que esta baleia estava muito doente e ferida demais para se defender e provavelmente não seria uma boa refeição”.

Por fim, o site da agência publicou uma descrição detalhada do episódio. “Uma orca matriarca se moveu em direção a baleia jubarte causando uma grande agitação na água, mas então algo incrível aconteceu. Um largo pedaço de corda verde que estava emaranhado na jubarte flutuou atrás dela.”

orca g7a625268a 1920
Imagem: JamesHills/Pixabay

Após o resgate, as orcas seguiram na direção oeste, enquanto a jubarte seguiu para leste. Na passagem pela embarcação, as pessoas presente notaram apenas uma pequena linha de pesca no corpo do animal.

Porém, segundo a WWWA o peso da baleia estava muito abaixo do normal e também cheia de pequenos parasitas, indicando que a corda impedia sua alimentação normal. Provavelmente era por isso que o mamífero estava nessa região, mesmo em período incomum.

Em suma, Gemma relatou que a forma tudo ocorreu passou uma mensagem de que, realmente, a orca salvou a baleia jubarte!

Compartilhar