A diferença entre inseto e aranha

Dominic Albuquerque

Há várias diferenças entre inseto e aranha. Muitos não sabem, ou não param para pensar sobre isso, mas as aranhas não são insetos, e sim aracnídeos — outro grupo de criaturas.

Dentre as várias diferenças entre inseto e aranha, as principais são sua morfologia e classificação científica. Os insetos pertencem ao filo Arthropoda, e à classe Insecta, e são conhecidos por possuírem três segmentos no corpo, três pares de pernas, olhos compostos com lentes múltiplas e um exoesqueleto quitinoso.

As aranhas pertencem ao mesmo filo, mas à classe Arachnida. Elas possuem corpos com dois segmentos, oito pernas, olhos simples e a habilidade de tecer seda e injetar veneno.

ray shrewsberry qxyG7TvA45w unsplash
Aracnídeos tem quatro pares de pernas. Imagem: Unsplash

Diferenças entre inseto e aranha: classificação científica

Uma das diferenças entre inseto e aranha é a sua classificação científica. Ambos fazem parte do filho Arthropoda, mas não pertencem à mesma classe. Por um lado, os insetos fazem parte da classe Insecta, e por outro, as aranhas fazem parte da classe Arachnida, e da ordem Araneae.

Esses dois grupos possuem algumas similaridades, por isso fazem parte do mesmo filo, mas as diferenças filogenéticas são significativas o suficiente para os separarem em classes diferentes de criaturas.

Metamorfose

suzanne d williams VMKBFR6r jg unsplash
Borboletas em metamoforse.

Uma das grandes diferenças entre inseto e aranha é a maneira pela qual eles passam pela metamorfose. Os insetos podem passar por uma metamorfose completa ou incompleta. A incompleta é conhecida como metamorfose gradual, sendo essa a única que as aranhas podem realizar.

O exemplo mais comum de um inseto passando por uma metamorfose completa é a da lagarta. A lagarta emerge do ovo em sua forma de lava, e então passa um bom tempo se alimentando e se preparando para o próximo estágio de sua metamorfose. Nesse período, ela muda várias vezes e aumenta de tamanho.

Depois disso, ela entra no estágio de pupa, e então alcança o estágio final de borboleta ou mariposa, emergindo do casulo em sua quarta forma, final e adulta.

As aranhas não passam por metamorfoses complexas dessa forma. Ao invés disso, elas emergem dos ovos como filhotes e passam por uma metamorfose gradual, formando seu exoesqueleto até alcançarem o tamanho adulto.

Morfologia

Os insetos e aranhas possuem corpos muito únicos e específicos. Os insetos têm três seções no corpo, incluindo a cabeça, o tórax e o abdômen. As aranhas, por sua vez, só possuem duas seções, o cefalotórax e o abdômen. A primeira é uma fusão da cabeça com o tórax.

Os insetos têm três pares de pernas, num total de seis, enquanto as aranhas possuem oito ao todo, quatro de cada lado. Ambas as criaturas possuem exoesqueletos quitinosos, sendo essa uma das principais similaridades morfológicas entre ambos.

Além disso, muitos insetos possuem asas, duas antenas e olhos compostos. As aranhas, por sua vez, não podem voar sem a ajuda de balões de seda e do vento. Além disso, elas não têm antenas, e seus olhos são simples, sem múltiplas lentes como as dos insetos.

Isso não significa que as aranhas são menos desenvolvidas, contudo. Elas conseguem produzir seda e teias, afinal, que servem para capturar presas. Além disso, as aranhas também têm quelíceras e pedipalpos que as ajudam a manipular alimentos e envenenar suas presas.

Portanto, ainda que sejam similares em vários aspectos, os insetos e aranhas diferem na maioria deles.