Em uma reserva de caça sul-africana, um guarda florestal capturou imagens “extremamente raras” mostrando um rinoceronte branco em uma batalha frente a frente com um feroz búfalo.
Dois competidores de peso
Ao analisarmos os detalhes sobre ambos, os rinocerontes pesam quase 3 toneladas, bem mais que as 1.500 libras do rinoceronte (quase 700 kilos). Entretanto, mesmo com essa desvantagem, o búfalo ainda é um formidável oponente.
“A incrível força de ambas as espécies está em exibição aqui, assim como a natureza obstinada do búfalo!” Kariega Game Reserve escreveu no Facebook. “Concluído com ótimos comentários dos convidados presentes.”
Vemos na filmagem que outros búfalos se reuniram ao redor do rinoceronte. A uma certa distância está uma rinoceronte fêmea e seu filhote.
Incrivelmente, o mesmo guarda, há três anos atrás, capturou imagens mostrando uma batalha entre o mesmo rinoceronte e possivelmente o mesmo búfalo.
O Kariega Game Reserve afirmou que o rinoceronte macho recentemente seguiu a fêmea e seu filhote e “provavelmente está cheio de romance e testosterona”.
A reserva descreveu o que o grupo de turismo testemunhou como “um avistamento extremamente raro”.
Rinocerontes e búfalos são dois animais africanos conhecidos por seu tamanho e agressividade. Geralmente, eles são indiferentes um ao outro, mas ambos podem ser imprevisivelmente agressivos quando ameaçados.
Búfalo e rinoceronte
Os búfalos do cabo têm a constituição de uma vaca, mas a disposição e o poder de um touro bravo. Eles variam de 1-1,7 m de altura e 1,7-3,4 m de comprimento.
Com essa vantagem de tamanho sobre o búfalo, não é surpresa que o rinoceronte seja capaz de dominar o touro.
Um dos ruminantes selvagens mais bem-sucedidos da África, o búfalo vive em praticamente todos os tipos de habitat de pastagem na África Subsaariana, de savana seca a pântano e de várzeas a floresta mista montana e clareiras, contanto que esteja dentro do trânsito distância da água (até 20 km).
Os rinocerontes já foram comuns na Europa, Ásia e África, com cerca de 500.000 indivíduos no início do século XX. Na década de 1970, seu número caiu para 70.000. Hoje, existem apenas cerca de 27.000 rinocerontes.
A caça furtiva por seus chifres tem sido a maior causa do declínio acentuado da população. Todas, exceto uma das cinco espécies de rinoceronte estão ameaçadas de extinção, e uma subespécie de rinoceronte foi declarada extinta na natureza.