Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Chuva de meteoros Eta Aquáridas atinge seu pico esta semana; saiba como assistir

Até 30 estrelas cadentes por hora iluminarão o céu noturno esta semana, enquanto a chuva de meteoros Eta Aquáridas atinge seu pico na noite de quinta-feira.

Chuva de meteoros Eta Aquáridas atinge seu pico essa semana
Justin Ng, de Cingapura, capturou a imagem de um meteoro Eta Aquarid brilhante voando pelo céu noturno sobre o Monte Bromo, na ilha indonésia de Java. (Crédito da imagem: © Justin Ng)

O cometa Halley fez sua última passagem pelo sistema solar interno em 1986 e não voltará até o verão de 2061. Entretanto, cada vez que Halley gira em torno do sol, ele deixa um rastro de poeira que termina atrás do cometa.

A órbita do cometa Halley se aproxima da órbita da Terra em dois momentos; o primeiro acontece entre meados e o final de outubro, produzindo uma exibição de meteoros conhecida como Orionids. O outro ponto surge no início de maio, produzindo a chuva de meteoros Eta Aquáridas.

Uma imagem do cometa Halley tirada em 1986. (Crédito da imagem: NASA)

Como ver a chuva de meteoros Eta Aquáridas?

Este ano fomos agraciados com um pouco de sorte pois as condições para observar as rochas remanescentes do cometa Halley, devido à Lua que estará em uma fase crescente, apenas 28% iluminada e fornecendo pouca interferência para a visualização desses rápidos raios de luz.

Segundo a NASA, para assistir este evento astronômico você não vai precisar de binóculos ou telescópio, deve apenas “pegar uma cadeira confortável” e estar preparado para sentar do lado de fora por horas. Ainda segundo a agencia espacial, a melhor maneira de observar a chuva de meteoros é não usar equipamentos, mas sim encontrar uma área escura com pouca poluição luminosa e olhar para cima.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Chuva de meteoros Eta Aquáridas
(Sergio Garcia Rill)

O radiante (o ponto de emanação desses meteoros) se inicia acima do horizonte leste por volta das 3 da manhã. Mas você já poderá observar alguns meteoros a partir da meia noite.

O que esperar?

Esta chuva é melhor visualizada em países do hemisfério sul, como o Brasil, mas deve ser visível da maioria dos lugares da Terra, embora quanto mais ao norte você estiver, menos rochas verá.

É esperado que até 30 meteoros por hora possam ser observados durante o momento de pico, ou seja, na madrugada desta quinta-feira (06/05).

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Avatar
Publicado por

Faça um comentário

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Mente & Cérebro

Nas últimas décadas, inúmeras pesquisas mostraram a relação entre amamentação e a saúde da criança. Sabe-se, por exemplo, que a amamentação ajuda no desenvolvimento...

Planeta & Ambiente

Nukumi, uma grande fêmea de tubarão-branco marcada no ano passado está cruzando o Atlântico já faz dois meses. De acordo com especialistas, ela pode estar...