Aves traem parceiros para combater predadores

Mateus Marchetto
Imagem: aitoff / Pixabay

Animais podem ter os mais variados mecanismos de sobrevivência para combater predadores. O papa-moscas-preto, contudo, pode ter inovado bastante nesse quesito. Acontece que estas aves traem seus parceiros e criam uma rede social de proteção contra predadores.

De acordo com uma pesquisa, publicada no periódico PNAS, casais de papa-moscas-preto (Ficedula hypoleuca) podem frequentemente ter um terceiro indivíduo envolvido na relação. Em geral, a espécie é monogâmica. Todavia, machos podem frequentemente acasalar com outras fêmeas quando suas parceiras não estão por perto.

Além disso, os machos de papa-moscas formam pequenos bandos com seus vizinhos de ninho quando um predador aparece por perto. Agora a equipe de pesquisadores descobriu que os grupos de machos que se formam para combater predadores não são aleatórios. Os machos tendem a proteger mais os ninhos onde têm filhotes com uma outra fêmea, que não sua parceira usual.

Para testar essa hipótese a equipe juntou 44 ninhos de papa-moscas em um ambiente comum. Cada ninho abrigava um casal das aves e sua ninhada. Estes ninhos, por conseguinte, foram divididos em três grupos.

No primeiro grupo, os casais tiveram tempo de ter relações extraconjugais antes dos filhotes nascerem, mais ou menos no mesmo período. Já no segundo e terceiro grupo, os animais não tiveram tempo para ter estas relações com outros parceiros.

pied flycatcher 5223413 1920
Ficedula hypoleuca. Imagem: naturepic / Pixabay

A partir disso, todos os grupos tiveram contato com um suposto predador (um animal de pelúcia que simulava um predador natural). Os autores então avaliaram a resposta dos grupos de aves.

Os resultados mostram, portanto, que as aves traem os parceiros provavelmente para criar uma rede de suporte para ataques de predadores. Acontece que os machos do primeiro grupo protegiam com mais afinco os ninhos de seus filhotes extraconjugais, além dos seus próprios.

Criando redes sociais para combater predadores

Apesar dos resultados bastante interessantes, a pesquisa ainda não traça uma relação completa entre as aves que traem parceiros e a criação da rede de combate aos predadores. Contudo, análises genéticas dos filhotes das ninhadas mostraram que, de fato, os machos tendem a proteger mais os seus filhotes, seja da parceira usual ou de uma segunda de outro ninho.

Ademais, os machos da espécie tendem a auxiliar a fêmea na procura por comida e alimentação dos filhotes. Curiosamente, os machos no experimento também ajudaram a alimentar seus filhotes em outros ninhos, nascidos de outras fêmeas.

Compartilhar