Arquimedes: um gênio grego antigo à frente de seu tempo

Erik Behenck
(Imagem: Domenico Fetti Archimedes, Domínio público)

Matemático, cientista, engenheiro mecânico e inventor. Arquimedes desempenhou diversas funções durante a sua vida, sendo considerado um dos principais matemáticos de todos os tempos. Foi o responsável pelo desenvolvimento do conceito da alavanca e da polia composta. Assim como outras criações que incluem relógios e o parafuso de Arquimedes.

Quem foi Arquimedes?

Arquimedes nasceu em Siracusa, uma ilha da Sicília, em 287 a.C. Filho de Fidias, um astrônomo e matemático, não existem muitas informações sobre o restante de sua família e infância. Mas, é sabido que Arquimedes estudou em Alexandria, no Egito, que era considerado o principal centro de aprendizagem do grego naquele período.

Conforme o antigo biógrafo grego Plutarco, de volta a sua terra natal após a formação, o gênio prestou serviços ao rei Hiero II. Também desenvolveu uma boa relação com o filho do monarca, Gelon, dando-lhe fama.

O que é o Parafuso de Arquimedes?

parafuso-arquimedes
O Parafuso de Arquimedes. Foto: Domínio Público.

Boa parte de suas invenções foram criadas durante o reinado de Hiero II, uma delas é o Parafuso de Arquimedes. Entretanto, primeiro a ferramenta foi desenvolvida por antigos egípcios, consistindo em um dispositivo usado para elevar a água a um nível superior. Percebendo que a invenção era interessante, o gênio trabalhou no seu aprimoramento.

A máquina consiste em um tubo oco, com um espiral que deve ser girado por meio de uma manivela. Assim, quando a extremidade inferior é colocada dentro de um recipiente com água e a manivela é girada, então a água começa a subir. Por mais estranho que possa parecer, essa invenção milenar ainda é usada em alguns países.

Invenções ajudaram a proteger a cidade

Muito antes de tanques e bombas servirem em guerras, os soldados precisavam ser ainda mais bravos. Siracusa está localizada entre Roma e Cartago, em 214 a.C, facções pró-cartagineses se aliaram a Cartago contra Roma, em uma guerra que já durava anos. Então, não demorou para que o exército romano fosse até Siracusa, com o objetivo de acabar com a cidade.

As brilhantes invenções de Arquimedes foram importantes neste momento. Por exemplo, as muralhas da cidade foram equipadas com catapultas e balistas, que podiam disparar projéteis a longas distâncias, até mesmo atingindo navios. Com isso, Siracusa conseguiu resistir bravamente por 3 anos.

Ele desenvolveu um guindaste para arremessar pedras. Era uma viga giratória apoiada em uma plataforma, com um contrapeso em uma das extremidades e uma corda na outra. Assim, quando um navio inimigo era avistado e chegava próximo da costa, logo os operadores da máquina tiravam o contrapeso, fazendo o guindaste girar até chegar perto do navio. Então, cortavam a corda e a pedra caia com toda força sobre o navio.

O aterrorizante raio da morte

O raio da morte é considerado por muitos historiadores como a invenção mais macabra de Arquimedes. Conhecido também como “espelho em chamas”, consistiu em um dispositivo que usava espelhos instalados nas falésias de Siracusa, focando na luz do Sol e mandando diretamente para os navios inimigos.

O equipamento contava com uma variedade de escudos de bronze ou cobre, envolvidos em uma parábola. A lenda conta que assim que a frota romana chegou, Arquimedes colocou fogo nos navios utilizando esta arma. Entretanto, não existem relatos deste raio da morte e nem é mencionado por historiadores da época.

arquimedes-invencao-macabra

A fonte mais antiga que se tem dessa criação vem de 500 d.C, em um texto de Antêmio de Tralles, ou seja, 700 anos depois do acontecido. Contudo, Luciano (120-180 d.C) e Galeno (130-200 d.C) relataram que o inventor realmente havia colocado fogo em navios usando meios artificiais, embora não tenham afirmado como.

O que se sabe é que é possível replicar o espelho usando a tecnologia atual. Inclusive essa ideia foi testada no programa Os Caçadores de Mitos, onde usaram 500 grandes espelhos e afirmaram que é possível sim replicar o antigo plano.

Com informações de Ancient Origins.

Compartilhar