Vinho de 5.000 anos descoberto em tumba de uma rainha egípcia

Damares Alves
A descoberta trás à luz a possível primeira rainha mulher do Egito Antigo e a prática de produção dos primeiros vinhos comercializados no Mediterrâneo e África. Imagem: EC Köhler

Na tumba de uma rainha egípcia da Primeira Dinastia, centenas de jarras de vinho de 3000 a.C. foram desenterradas. Essa descoberta fornece informações importantes sobre a vida e o status da enigmática rainha, que permanece em grande parte um mistério.

A tumba da rainha Meret-Neith, que abriga um tesouro de bens funerários, incluindo as jarras de vinho, está localizada na necrópole de Umm al-Qa’āb, em Abydos. A região é conhecida por abrigar várias tumbas reais, principalmente do Período Dinástico Arcaico. Destaca-se a tumba do faraó Narmer, conhecido por unir o Alto e o Baixo Egito e estabelecer a Primeira Dinastia por volta de 3.000 a.C.

Meret-Neith tem a distinção de ser a única mulher com uma tumba pessoal no cemitério real de Abydos. Isso sugere sua posição elevada como a mulher mais influente de sua época. No entanto, sua identidade e função exatas permanecem envoltas em mistério.

As inscrições descobertas indicam que ela tinha autoridade sobre os principais escritórios do governo, incluindo o tesouro. Essas revelações reforçam as especulações de que ela pode ter sido a primeira faraó mulher do Egito antigo, potencialmente precedendo a rainha Hatshepsut da 18ª Dinastia.

image 21
Sementes de uva encontradas no local. Imagem: EC Köhler

Várias jarras de vinho encontradas em seu local de sepultamento estavam notavelmente bem preservadas. Alguns até permaneceram lacrados em seu estado original, contendo restos de vinho antigo e, ocasionalmente, sementes de uva preservadas.

A câmara funerária da rainha e os túmulos de 41 cortesãos e servos foram construídos com tijolos de barro não cozidos, argila e madeira. Surpreendentemente, essas estruturas foram construídas em várias fases durante um longo período. Isso desafia as crenças predominantes sobre as práticas funerárias da Primeira Dinastia, especialmente o suposto uso de sacrifícios humanos.

Emlyn Dodd, professor do Institute of Classical Studies que não está envolvido na descoberta, expressou otimismo quanto ao potencial dessa descoberta para expandir nosso conhecimento sobre a produção de vinho nos primórdios.

“A descoberta de jarros de vinho selados e intactos em Abydos, juntamente com sementes de uva bem preservadas, tem o potencial de aumentar significativamente nossa compreensão de algumas das primeiras produções, uso e comércio de vinho no Mediterrâneo antigo e no norte da África”, disse ele ao portal Newsweek.

Ele explicou ainda que a análise de resíduos nesses frascos poderia revelar a composição química do vinho antigo, seu perfil de sabor e quaisquer aditivos usados.

Compartilhar