Pneu sem ar e que não fura estará disponível no mercado em breve

Elisson Amboni
Imagem: Michelin

Não há nada mais frustrante do que um pneu furado, especialmente quando acontece nos momentos mais inoportunos. Mas a Michelin está a caminho de colocar um fim definitivo nesse problema. A gigante da indústria de pneus está trabalhando há mais de uma década para reinventar o pneu como o conhecemos.

Sua criação, nomeada de Uptis (Unique Puncture-proof Tire System), é um revolucionário sistema de pneus à prova de furos, e promete transformar a maneira como lidamos com nossos veículos.

O Uptis fez sua estreia na conferência de mobilidade Movin’ On with Michelin, em Montreal. Desenvolvido em parceria com a General Motors, o protótipo está sendo preparado para entrar em produção para uso em veículos de passageiros até 2024. O sistema já está em testes para ser implementado no mundo real em uma frota de carros de correios na França.

Todos os anos, cerca de 200 milhões de pneus são descartados. É uma quantidade tão grande que equivale ao peso de 200 Torres Eiffel. O Uptis tem o potencial de diminuir drasticamente esse número, trazendo segurança para os motoristas e contribuindo para a redução do impacto ambiental.

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Até 2024, Michelin equipará 40 veículos de correios na França com pneus Uptis. Imagem: Michelin

Benefícios além do esperado

A substituição menos frequente de pneus também diminuirá a necessidade de matérias-primas, reduzindo ainda mais o impacto ambiental. Além disso, eliminará o incômodo e o custo de trocar pneus com frequência. Ninguém gosta de perder um dia de trabalho ou ter que reprogramar compromissos por causa de um pneu furado inesperado.

Os pneus sem ar também oferecem um benefício enorme para as frotas, reduzindo o tempo de inatividade e os custos de reparo para empresas que dependem de veículos para atender aos clientes e fazer entregas.

Embora o Uptis tenha sido projetado especificamente para veículos de passageiros, sua aplicação não se limita a eles. Poderemos ver pneus sem ar em formas mais novas de mobilidade, incluindo carros autônomos e elétricos que ainda estão em desenvolvimento.

Apesar de terem uma aparência bastante diferente dos pneus que usamos hoje, a Michelin garante que você provavelmente não sentirá a diferença ao dirigir. Eles pesam mais ou menos o mesmo e são projetados para oferecer a mesma suavidade na direção.

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