O Brasil é um país de infindáveis belezas naturais, e o país não só possui grandes cavernas, mas também possui as mais belas e surpreendentes. Algumas delas quebram recordes mundiais, como a Gruta Casa de Pedra, com a maior “boca” do mundo. Com cerca de 214 metros de altura, a abertura é impressionante — é tão grande em altura que se poderia empilhar 7 cristos redentores um em cima do outro e ainda sobraria espaço para passar.
A Gruta Casa de Pedra está localizada dentro do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), um patrimônio mundial que é simplesmente deslumbrante. Uma visita revelará calcário incrustado, rios e cachoeiras, dunas, curiosas formações geológicas, piscinas naturais e uma reserva biodiversa de fauna e flora.
O parque nacional foi criado para proteger a área montanhosa da exuberante floresta tropical atlântica. Possui mais de 350 cavernas (poucas opções estão abertas para visitação), o que torna o local um dos maiores aglomerados de cavernas do mundo. As cavernas são uma beleza rara entre o verde luxuoso da Mata Atlântica, uma joia geológica para os amantes da natureza e fotógrafos.
A Casa de Pedra não é a caverna mais visitada do parque, mas para aqueles que fazem a caminhada, o espetáculo vale a pena. O portal em tamanho recorde ilumina o salão principal da caverna, que se estende por mais de 2,8 km de comprimento. Um rio atravessa parte da superfície da caverna, enquanto os lados íngremes são revestidos por grandes estalactites e estalagmites com centenas de milhões de anos de idade.
O passeio não leva mais de uma hora e se você ignorar o som dos morcegos, ele se transformará em uma música para seus ouvidos e você realmente desfrutará da beleza da natureza.