‘Caldeirão de bruxa’ é encontrado em floresta no Canadá

Jamille Rabelo
Imagem: Museu de New Brunswick

Um raro cogumelo de aparência estranha teve seu segundo registro documentado em New Brunswick, Canadá. O cogumelo, que se parece muito com um caldeirão de bruxas, é redondo, com um buraco na parte superior, preenchido com uma espécie de gel colorido, e só foi encontrado uma outra vez na província.

Alfredo Justo, um micólogo e especialista em cogumelos, do Museu New Brunswick, disse que este é um registro muito importante.

“É sempre emocionante encontrar uma espécie que não é comum”, disse Justo. “Especialmente neste caso, uma espécie como esta, eles têm uma aparência muito particular”.

Espécie de cogumelos rara na região

Justo disse que o cogumelo é normalmente encontrado no norte da Europa, mas mesmo lá ele foi incluído nas listas de conservação.

wc1
Imagem: Museu de New Brunswick

“Há algumas preocupações de que as populações destes cogumelos estejam diminuindo há alguns anos”, disse Justo.

“Em geral, sabemos tão pouco sobre a distribuição da espécie e qualquer nova descoberta nos permite aprender um pouco mais”.

Justo também disse que o museu foi alertado sobre o cogumelo pelo New Brunswick Nature Trust, que tinha ouvido falar dele da família proprietária da propriedade onde ele foi encontrado.

Os membros da família disseram que tinham visto o cogumelo na propriedade em anos anteriores, mas só decidiram verificar este ano.

Justo foi até a propriedade e conseguiu coletar algumas amostras para a coleção do museu.

“O caldeirão de bruxas é comumente encontrado com florestas de abeto (árvores coníferas) e é comumente encontrado perto de rios e riachos”, disse Justo.

wc3
Imagem: Museu de New Brunswick.

“Neste caso particular, não havia rio ou riacho nas proximidades, mas havia muito abeto na área”.

O micólogo disse que nunca havia visto um caldeirão de bruxas na natureza antes, mas pode haver mais na província. A postagem do museu no Facebook sobre o cogumelo já gerou comentários sobre outros possíveis locais.

Embora o cogumelo não seja tóxico, ele é considerado não comestível.

Compartilhar