O que é o Crescente Fértil?

Milena Elísios
Imagem: Getty Images

O berço da civilização, conhecido como Crescente Fértil, é uma área do Mediterrâneo oriental centrada nos vales dos rios Nilo, Tigre e Eufrates. A região incorpora, hoje, Israel, Líbano, Jordânia, Síria, norte do Egito e Iraque, e faz fronteira com o Mar Mediterrâneo a oeste. O deserto da Arábia e o Golfo Pérsico estão localizados ao sul do do Crescente Fértil. Esta área está na intersecção das placas tectônicas iraniana, africana e árabe.

James Henry Breasted, um egiptólogo americano, é responsável por popularizar o termo “Crescente Fértil”. Uma vez adotado o termo, logo se tornou a frase aceita para descrever a área geográfica. Muitos livros modernos sobre história antiga fazem alusão ao termo.

Breasted considerou o o local a área onde era possível cultivar evitando também dois desertos. Mapas modernos mostram que a área fértil incluía os principais rios e também um trecho da costa mediterrânea. Mas para os governantes da Mesopotâmia, o Crescente Fértil nunca foi pensado como uma única região.

História do Crescente Fértil

Muitos estudos arqueológicos recentes concluíram que a domesticação de plantas como trigo e cevada e animais, como ovelhas, cabras e porcos, aconteceu fora do Crescente Fértil. Nele, as pessoas não precisavam domesticar plantas e animais como fonte de alimento. Os recursos eram mais abundantes.

O berço da civilização, conhecido como Crescente Fértil, é uma área do Mediterrâneo oriental centrada nos vales dos rios Nilo, Tigre e Eufrates.
Mapa ilustra a localização do Crescente Fértil.

Além disso, Çatalhöyük, que está localizado na Turquia, foi estabelecida entre 7400-6200 AEC, enquanto qualquer local no Crescente Fértil diferente de Jericó remonta a uma época posterior a esse período.

Há cerca de 6.000 anos, cidades como Eridu e Uruk foram construídas na Suméria. Vasos decorados e tapeçarias foram criados junto com a primeira cerveja fabricada no mundo. O comércio começou, com os rios servindo como “rodovias” para movimentar as mercadorias. Vários templos foram criados para homenagear vários deuses.

Civilizações como as conhecemos hoje surgiram no Crescente Fértil por volta de 2500 AEC. Muitas disciplinas, incluindo direito, ciência e matemática, também eram praticadas na Babilônia. Dois impérios surgiram na Mesopotâmia, Egito e Fenícia. As histórias de Abraão e Noé foram contadas pela primeira vez no início de 1900 AEC. Hoje, acredita-se amplamente que várias grandes obras literárias precederam a Bíblia.

Muitos dos antigos impérios do Crescente Fértil caíram após o colapso do Império Romano. A desertificação, devido às mudanças climáticas e à construção de barragens, afetou muito as terras anteriormente férteis da área. Hoje, o Oriente Médio tem vários conflitos por causa de petróleo, terra, religião e poder.

Leia mais

O Instável Crescente Fértil (Ruben Yaga)

Babilônia: A mesopotâmia e o nascimento da civilização (Paul Kriwaczek)

Compartilhar