No dia 18 de fevereiro de 2021, a sonda Perseverance da NASA pousou na cratera de Jezero, na superfície de Marte. No entanto, o veículo não-tripulado levava consigo uma segunda sonda. O mini helicóptero da NASA recebeu o nome de Ingenuity e na última segunda-feira, dia 19 de abril, realizou seu primeiro voo. Esse foi o primeiro voo de qualquer veículo em outro planeta que não a Terra.
Com um atraso de aproximadamente três horas, devido à distância, a agência espacial americana recebeu dados em vídeo e imagens mostrando o primeiro voo do pequeno helicóptero marciano.
A sonda Ingenuity possui aproximadamente 1,8 quilogramas e foi criada utilizando diversos componentes da indústria de smartphones. Apesar disso, o veículo não recebeu dados por controle-remoto para executar o voo. Isso porque o tempo de envio de dados seria muito lento para tornar qualquer controle viável.
Assim, a equipe de programação da NASA equipou o helicóptero de quatro hélices com controles baseados em algoritmos autossuficientes. Durante o voo, a segunda sonda, Perseverance, permaneceu a alguma distância, servindo como antena para o envio de dados para a Terra. De quebra, o rover espacial também enviou imagens em 720p, como é possível conferir no vídeo acima.
Desafios do helicóptero marciano
Como dá para imaginar, realizar um voo em outro planeta é bastante difícil. A dificuldade aumenta ainda mais quando a gravidade do planeta em questão é um terço daquela na Terra, como é o caso de Marte. Assim, a sonda precisou ser completamente desenhada e produzida para voar em uma atmosfera com pouquíssimas partículas com as quais interagir.
Ademais, todas as sondas precisam receber uma preparação meticulosa para não tombarem ou ficarem presas, afinal ninguém pode resgatá-las caso isso aconteça.
Entretanto, o voo de teste a três metros de altura foi um sucesso, e a equipe da Nasa ainda irá realizar mais um antes de pensar nos próximos passos. Esse segundo teste, assim, acontecerá dia 22. Caso a exploração aérea se mostre viável no Planeta Vermelho, cientistas terão uma frente a mais de exploração da superfície.
Thomas Zurbuchen, Administrador científico da NASA batizou o primeiro campo aéreo de Marte com o nome de Campo dos Irmãos Wright, em homenagem aos criados do primeiro veículo voador aqui na Terra. Em uma declaração, Zurbuchen compara, por conseguinte, os dois eventos, separados por 117 anos, e ressalta que esse é um marco para a engenharia e exploração de Marte.
Com informações de NASA.