Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Imagem da NASA mostra mágico ‘mar de dunas’ em Marte

NASA/JPL-Caltech/ASU

Marte é, com sua vasta geografia, um grande palco de belas imagens. Desta vez, a NASA divulgou uma foto impressionante de um mar de dunas no planeta vermelho que lembra uma paisagem mágica.

Divulgada na última quinta-feira, a imagem mostra linhas esculpidas pelo vento em torno da calota polar norte de Marte. A seção capturada na foto representa uma área de 31 quilômetros de largura, segundo a NASA. O mar de dunas, no entanto, cobre uma área tão grande quanto a Bahia.

A imagem é feita de cores falsas, ou seja, as cores representam as temperaturas. O azul representa climas mais frios, e os tons de amarelo marcam “dunas aquecidas pelo sol”, segundo a agência espacial dos EUA.

Mar de dunas circunda a calota polar norte de Marte. (NASA / JPL-Caltech / ASU)

A foto é feita de uma combinação de imagens capturadas pelo instrumento Thermal Emission Imaging System no orbitador Mars Odyssey.

Capturadas durante o período de dezembro de 2002 a novembro de 2004, as imagens de tirar o fôlego foram divulgadas para marcar o 20º aniversário do Mars Odyssey.

O orbitador Mars Odyssey é uma espaçonave robótica circulando Marte que usa um gerador de imagens térmicas para detectar evidências de água e gelo no planeta. Foi lançado em 2001, o que torna a espaçonave mais antiga da história de Marte.

Com informações de Science Alert.

Espaço