Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

É possível voar em Marte? O Ingenuity irá nos mostrar

NASA / JPL

O rover Perseverance, da NASA, acaba de remover o escudo anti-detritos responsável por proteger seu companheiro Ingenuity durante o pouso. De acordo com a NASA, um primeiro voo poderia ser realizado em abril.

Ingenuity é uma missão paralela para tentar realizar um voo em Marte. Nunca nenhum outro objeto humano foi capaz de realizar feito semelhante no planeta vermelho.

Não será uma tarefa fácil. A atmosfera marciana é realmente muito esparsa (cerca de 1% da densidade de nossa atmosfera na Terra). Como resultado, o Ingenuity foi projetado para ser leve (apenas 1,8 kg). Além disso, seu motor foi construído para girar as hélices muito mais rápido do que seria necessário na Terra com um drone semelhante.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, a gravidade marciana é cerca de um terço da Terra. Isso significa que um pouco mais de massa pode ser levantada com uma determinada velocidade de rotação.

O escudo anti-detritos da Ingenuity solto na superfície de Marte. (NASA / JPL)

Desde que deixou a Terra em julho de 2020, o Ingenuity está escondido sob a barriga do Perseverance, protegido por um casco projetado para protegê-lo de destroços levantados durante o pouso. Os engenheiros da missão retiraram recentemente o escudo protetor.

Ingenuity voará provavelmente em abril

Há poucos dias, o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA declarou ter encontrado o “aeródromo” ideal para este primeiro voo de teste. Trata-se de uma área de 10 por 10 metros em que quase todas as pedras têm menos de cinco centímetros de altura. A superfície também deve ser relativamente plana (inclinação máxima de 4 graus).

Assim que o Perseverance estiver dentro desta área, os pesquisadores desativarão o mecanismo de travamento que mantém o Ingenuity no lugar. Assim que o drone pousar na superfície, o JPL terá alguns dias para fazer um primeiro teste. O drone então ativará suas hélices a quase 2.900 rotações por minuto, antes de subir a uma altura de cerca de três metros a cada trinta segundos.

Continua depois da publicidade
Vídeo mostra como poderá ser o primeiro voo do Ingenuity.

Durante esse tempo, o Perseverance percorrerá uma boa distância e tentará documentar sons e imagens de Marte.

Se for bem-sucedido, até quatro voos adicionais podem ser tentados por aproximadamente 90 segundos e por várias centenas de metros.

Assim que essas operações forem concluídas, o Ingenuity será abandonado para sempre, abrindo caminho para outros veículos voadores que poderiam integrar futuras missões a Marte. Esses dispositivos podem oferecer uma perspectiva única aos astronautas ao detectar rotas de travessia que de outra forma seriam inacessíveis para rovers e outros pousadores. Eles também podem permitir o transporte ou recuperação de pequenas cargas úteis.

Continua depois da publicidade
Avatar
Publicado por

Tradutor e escritor freelancer, é divulgador científico na SoCientífica desde 2018. Nela, escreve sobre temas que dão faísca à imaginação do leitor, de tubarões e fantasmas a quasares.

Comentários

Populares hoje

Mente & Cérebro

Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram estudar o momento em que a morte cerebral se torna irreversível no corpo humano, observando o fenômeno em vários...

Plantas & Animais

No fim da década passada, em 2007, cientistas russos, húngaros e norte-americanos recuperaram sementes congeladas de Silene stenophylla, enquanto avaliavam aproximadamente 70 antigas tocas...

História & Humanidade

100.000 anos atrás, um grupo de 36 neandertais caminhou ao longo de uma praia no sul da Espanha. Durante a caminhada, vários indivíduos deixaram...

Personalidades

Michael Faraday (1791-1867) foi um físico e químico inglês. Em 29 de agosto de 1831, ele descobriu a indução eletromagnética. Juventude de Michael Faraday...