NASA identifica um estranho abismo em fotos de Marte

Amanda dos Santos
NASA / JPL / Universidade do Arizona

O Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA recentemente avistou em fotos de Marte algo estranho na superfície marciana: um poço profundo aparecendo como uma grande mancha negra com cerca de 180 metros de diâmetro capturado pela câmera HiRISE do Orbiter em 24 de janeiro.

Agora, os cientistas estão tentando descobrir o que é exatamente esse poço. Depois de ajustar o brilho da imagem, os resultados surpreenderam a equipe da Universidade do Arizona a cargo da HiRISE. A sensibilidade do aparelho permitiu distinguir o interior deste misterioso fosso.

“O chão do poço parece ser de areia lisa, com suas encostas voltadas para o sudeste”, descreveu o geofísico da NASA Ross Beyer em um blog.

Fotos de Marte mostram possíveis abrigos no futuro

Mars Reconnaissance Orbiter
Vista do poço capturado pelo Mars Reconnaissance Orbiter (à esquerda) e sua versão aprimorada (à direita). (NASA / JPL / Universidade do Arizona)

Os pesquisadores se perguntam se esse é um poço isolado ou uma porta de entrada para uma rede de túneis subterrâneos cavados por canais de lava de fluxo rápido, como há no Hawaii Volcanoes National Park.

Na verdade, há muito os cientistas suspeitam que vulcões antigos deixaram para trás grandes tubos de lava cavernosos na superfície, o que essas fotos de Marte poderiam provar.

Ross Beyer esclareceu que as paredes visíveis da cava não mostram túneis, mas podem existir nas paredes que não estão visíveis na imagem. Se os cientistas investigaram a hipótese do túnel subterrâneo, é porque algumas dessas supostas cavernas poderiam ser grandes o suficiente para abrigar bases planetárias inteiras.

Ou seja, futuros colonos humanos teriam a proteção ideal contra as duras condições ambientais da superfície, onde também poderiam abrigar vestígios da antiga vida marciana. Esta não é a primeira vez que tais cavernas são avistadas por fotos de Marte.

Assim, em 2012, a sonda Mars Reconnaissance Orbiter já havia tirado vários fotos de uma misteriosa claraboia com cerca de 35 metros de diâmetro e 20 metros de profundidade.