Por muitas décadas, pesquisadores vem tentando compreender o que dá a inteligência (na nossa percepção humana) a um animal. Alguns animais podem ter cérebros com mais de 10kg, e ainda assim não conseguem aprender a falar uma língua humana. Portanto, o maior cérebro da natureza não é necessariamente o mais inteligente.
Outra forma possível de avaliar a inteligência de uma animal é a proporção do tamanho do cérebro pelo tamanho do corpo. Elefantes, por exemplo, podem ter cérebros enormes, mas que representam apenas 0,2% do tamanho do seu corpo. No entanto, o cérebro de um rato representa mais ou menos 2% de sua massa, bem próximo aos humanos (em torno de 3,5%). Então porque os ratos não são tão inteligentes quanto nós?
Uma estimativa melhor, por conseguinte, pode ter relação com o neocortex. Essa parte do cérebro é a parte de fora e, quanto mais dobras e reentrâncias, teoricamente, mais inteligente é o bicho. Os primatas, por exemplo, são alguns dos animais com o neocortex mais desenvolvido. Vale lembrar que essa porção do cérebro está relacionada aos movimentos voluntários do corpo e inúmeras funções sensoriais.
Maior cérebro vs mais inteligente
As cachalotes e baleias azuis são as campeãs do prêmio maior cérebro. Suas massas cinzentas podem atingir os 10kg. Contudo, como esses cetáceos são gigantes, a porcentagem cérebro/corpo é bem pequena. Em seguida temos elefantes e orcas, com 6kg de peso de seus cérebros. Ambos elefantes e orcas são conhecidos pela sua inteligência não convencional.
Ocupando a lista dos maiores cérebros, temos também os golfinhos. Esses animais, primos das orcas, possuem um cérebro de 1,5kg, bem próximo dos seres humanos. Ademais, os cérebros dos golfinhos representam em média 1,2% da massa do corpo e possuem um neocortex bastante desenvolvido também em relação ao resto do reino animal. Não é a toa que eles são sempre os primeiros candidatos a experimentos cognitivos, depois dos primatas.
Por fim, nós humanos, temos uma das maiores relações entre massa corporal e massa cinzenta no reino animal. 1,4kg que representam em torno de 2,1% da nossa massa corporal. Além do mais, nosso neocortex é extremamente desenvolvido e complexo, possibilitando uma relação bastante diferenciada dos outros animais entre nossas observações do ambiente e o processamento dessas informações.
Com informações de Pets on Mom e Superintererssante.