Tubarão morre sufocado ao tentar comer peixe porco-espinho; imagens

SoCientífica
(Imagem: Lauren Arthur)

Um tubarão não pensou duas vezes e se engasgou ao tentar comer um peixe porco-espinho perto das Maldivas (Oceano Índico). O incidente chamou a atenção das pessoas no local. 

A cena foi realmente de horror, conforme relataram algumas pessoas que acompanharam a luta. O tubarão, faminto, capturou e tentou engolir o peixe, que se assemelha muito a um baiacu. [Vídeo mostra o maior tubarão branco já visto, com mais de 6 metros]

O tubarão não levou em consideração, talvez, a quantidade de espinhos que esse peixe possui e sua habilidade de inflar o corpo. O resultado? O peixe acabou sufocando o seu predador, que ficou com os espinhos da sua ceia fincados no esôfago, bloqueando também as suas brânquias.

As imagens do confronto animal não foram registradas, mas os restos mortais foram fotografados pela bióloga marinha, Lauren Arthur. O peixe porco-espinho também não sobreviveu.

O confronto mortal

O fato foi comunicado à Lauren por funcionários do resort Amilla Fushi, no Atol Baa das Maldivas. Os funcionários do hotel perceberam a movimentação estranha perto da costa e avistaram um tubarão se debatendo.

Assim que a bióloga – que também trabalha no hotel – se aproximou do local, ela conseguiu identificar que se tratava de um tubarão-limão (Negaprion brevirostris) e um peixe porco-espinho da família Diodontidae – declarou Lauren por e-mail ao portal Live Science.

7Zaq86pbNdke7yrtnoctYd 650 80
Uma foto bem próxima dos dois indivíduos. (Imagem: Lauren Arthur)

Frequentadores habituais

Apesar das cenas e do acontecimento terem alarmado quem estava no resort, a bióloga esclareceu ao site que o incidente não deve ser inédito. Isso porque tubarões-limão são frequentadores da lagoa rasa no Atol Baa, quando jovens. [Tubarões são flagrados destruindo cabos de internet no oceano]

Essa região também abriga uma população significativa de peixes porco-espinho, que acabam sendo presas para esses tubarões.

Por outro lado, Lauren explicou que, realmente, avistar um tubarão morto com um peixe farpado entre as mandíbulas do predador não é algo que acontece com frequência.

O incidente

O incidente, porém, tem explicações até simples. De acordo com a bióloga, o peixe porco-espinho possui espinhos em seu corpo que, quando ameaçados, inflam como um balão.

Pelo fato de o tubarão ser ainda jovem, talvez tenha lhe faltado habilidade. O peixe porco-espinho se protegeu, inflando o seu corpo e permanecendo entalado na boca do predador. [Como sabemos que o maior tubarão da Terra está realmente extinto?]

WgZDgsdMpdqZKGXnbi5BCE 650 80
O tubarão media cerca de 1 metro. Sua espécie, contudo, pode alcançar até 4 metros. (Imagem: Lauren Arthur)

Além disso, o tubarão-limão possui a capacidade de vomitar a sua presa quando detecta algo de difícil digestão. Até mesmo, chegam a regurgitar o seu próprio estômago e recolher o órgão assim que possível – conforme pesquisa divulgada no Journal of the Marine Biological Association do Reino Unido, em 2005.

No caso, porém, Lauren acredita que o predador deve ter tentado cuspir o peixe. Entanto, as farpas voltadas para trás acabaram por entrar no tubarão cada vez mais fundo. O peixe, por sua vez, se acomodou entre as mandíbulas do seu predador, impedindo qualquer possibilidade de passagem.

Compartilhar