Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

4 imagens impressionantes de um asteroide a 300 milhões de quilômetros de distância

Uma visão sem precedentes da superfície de um asteróide localizado a cerca de 300 milhões de quilômetros de distância.

Jaumann et al (Science, 2019)

Hayabusa-2 continua a nos surpreender. Essa missão japonesa tirou novas fotos do asteroide Ryugu que são de tirar o fôlego. De superfície característica, o asteroide possui grande semelhanças com as rochas espaciais que caem na Terra.

Os cientistas responsáveis publicaram estas imagens recentemente, e dizem que as fotografias podem ter implicações muito interessantes na nossa compreensão dos asteroides, cometas e corpos cósmicos do nosso sistema solar.

A análise das imagens tiradas pelo MASCOT revelou que a superfície do asteroide Ryugu se assemelha muito aos meteoritos encontrados na Terra conhecidos como condritos carbonáceos.

“O que temos a partir dessas imagens é realmente saber como as rochas e materiais são distribuídos na superfície deste asteroide, qual é a história de intemperismo deste material, e o contexto geológico”, explicou Ralf Jaumann, autor principal do estudo em uma entrevista ao Gizmodo.

“É a primeira informação sobre este tipo de material em seu ambiente original.”

As imagens tiradas pelo MASCOT revelaram diferentes tipos de rochas na superfície de Ryugu, incluindo rochas escuras, desmoronadas como couve-flor, e rochas mais brilhantes e suaves, todas entre alguns centímetros e dezenas de metros de largura.

Mas parecia não haver poeira visível; Isto sugere que deve haver algum processo que remova a poeira que faz com que ela seja perdida no espaço ou absorvida mais profundamente no asteroide. Vistas de perto, estas rochas parecem conter partes brilhantes, incrustações de algum material diferente, de acordo com o artigo publicado na Science.

“O material carbonáceo é o material primordial do sistema solar, do qual todos os planetas e luas se originam,” disse Jaumann ao Space.com.

“Assim, se quisermos entender a formação planetária, incluindo a formação da Terra, precisamos entender suas partes de construção.”

FONTE / Curiosmos / Gizmodo / Space