Vênus pode nunca ter sido frio o suficiente para ter oceanos ou vida

SoCientífica
Imagem: JAXA/ISAS/DARTS/Kevin M. Gill

Vênus é um mundo infernal, com temperaturas suficientemente quentes para derreter chumbo em sua superfície. Entretanto, a presença de vapor de água em sua atmosfera espessa, bem como características da superfície conhecidas como tesserae que se assemelham a continentes antigos, indicam que ela poderia ter suportado oceanos e possivelmente a vida bilhões de anos atrás. Três novas naves espaciais foram recentemente selecionadas para lançamento na próxima década, duas da NASA e uma da Agência Espacial Européia (ESA), em parte para investigar esta possibilidade.

Martin Turbet e seus colegas da Universidade de Genebra, na Suíça, por outro lado, pintam um quadro menos cor-de-rosa. De acordo com seus modelos climáticos, o planeta nunca esfriou o suficiente para que o vapor de água na atmosfera se condensasse e formasse água líquida no solo. “É improvável que Vênus alguma vez tenha formado oceanos”, diz Turbet.

Modelos anteriores de Vênus assumiram que o planeta começou com água líquida que se evaporou como resultado do efeito estufa em fuga. Turbet, por outro lado, acredita que Vênus começou a vida como um mundo “a vapor”, com seu vapor aprisionado na atmosfera. A formação de nuvens no lado resfriado e noturno de Vênus teria aprisionado o calor no planeta, impedindo que as temperaturas caíssem suficientemente baixas para que a água se condensasse neste cenário.

“Elas produzirão alguma precipitação, mas nunca chegarão ao solo porque se reevaporarão ao cair”, diz Turbet. “O vapor de água não poderia se condensar porque estava muito quente”.

Se as descobertas estiverem corretas, isso pode significar que a janela para os planetas se tornarem habitáveis é ainda menor do que os astrônomos pensavam anteriormente. Os pesquisadores descobriram que no início da história da Terra, o sol só conseguia condensar água porque era cerca de 25% mais brilhante, aparentemente resolvendo um problema conhecido como o fraco paradoxo do sol jovem, no qual se pensava que a Terra era fria demais para suportar água líquida. Nosso planeta poderia ter sido uma “Terra a vapor” como Vênus se ela tivesse se formado hoje.

Embora as descobertas descrevam uma das possibilidades de evolução de Vênus, elas ainda não encerram o caso, segundo Michael Way do Instituto Goddard da NASA para Estudos Espaciais em Nova York, que já realizou estudos climáticos anteriores sobre Vênus.

“Não acredito que isto resolva a questão de saber se Vênus alguma vez teve água condensada em sua superfície”, diz ele. “Cada um destes modelos tem seu próprio conjunto de limitações. Modelos adicionais são necessários para replicar estas descobertas”.

Para ter certeza, teremos que procurar evidências de água na superfície de Vênus, o que a NASA e a ESA estão planejando fazer com suas próximas missões. A presença de rochas graníticas que compõem os continentes da Terra, segundo Colin Wilson da Universidade de Oxford, que também é o cientista chefe adjunto na nave espacial EnVision da ESA, cujo lançamento está previsto para os anos 2030, poderia ser tal evidência.

“Nosso entendimento atual é que grandes quantidades de água líquida na superfície são necessárias para criar essas rochas disseminadas”, diz ele. “Se não a encontrarmos, ela deixa a pergunta sem resposta”.