Connect with us

Hi, what are you looking for?

Física & Química

Este vídeo mostra que é possível “queimar a neve”; entenda

Este vídeo prova que é possível queimar a neve?
Este vídeo prova que é possível queimar a neve? (Imagem: Captura de tela do Twitter)

A última teoria da conspiração do Tiktok é a de que você pode ‘queimar a neve’, sem fazê-la derreter. Mas acontece que ela é verdadeira. Não se sabe exatamente o que teria inspirado um indivíduo a sair por aí em um clima gélido, para catar um pouco de neve e literalmente flambá-la. Mas, um vídeo recente mostra que isso é possível. Ou quase isso.

No vídeo, uma pessoa com uma bola de neve, um isqueiro e uma câmera em mãos, começa a queimar o gelo. E, sem derramar uma gota de água, o experimento funciona. Confira:

É realmente possível “queimar a neve”?

Na verdade, não se pode dizer que o gelo está sendo de fato queimado. Na verdade, há uma explicação física bem simples sobre o que acontece no vídeo acima.

Se você aquecer um pouco o gelo, ele irá inevitavelmente derreter, a maioria das pessoa já presenciou isso. Como já se sabe, a matéria pode mudar de um estado sólido para um líquido, este processo é chamado fusão. Mas acontece que a matéria também pode passar do estado líquido para o estado gasoso, que é a ebulição. Mas, além disso, a matéria também pode pular uma etapa. Isto é, passando do estado sólido direto para o gasoso em um processo conhecido como sublimação. E é exatamente o que está acontecendo no vídeo. O gelo é aquecido pela chama, mas ao invés derreter, ele simplesmente sai de seu estado sólido direto para o gasoso, transformando-se em vapor de água.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

 

 

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Damares Alves
Publicado por

Apaixonada pela natureza, me tornei redatora e hoje escrevo exclusivamente sobre ciência. Meu objetivo é que todos possam ter acesso a pesquisas importantes e descobertas incríveis que são realizadas todos os dias.

Faça um comentário

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.