Derretimento de icebergs na Antártica poderia nos levar a uma era do gelo

SoCientífica
Martin Fuchs/Pixabay

Apesar do aquecimento global, diferentes climas poderão surgir com a desestabilização do atual. E os cientistas descobriram que as altas temperaturas, que podem derreter icebergs na Antártica, foram responsáveis diretas, na história, por desencadear diferentes períodos de era do gelo.

A pesquisa, publicada no periódico Nature, descreve as condições climáticas do passado visando entender como as eras glacias anteriores tiveram início. Os pesquisadores da Universidade de Cardiff descobriram que o derretimento das geleiras na Antártica é a chave.

As eras glaciais ocorridas nos últimos 1,6 milhão de anos foram desencadeadas por mudanças periódicas na órbita da Terra em torno do sol. A mudança na quantidade de radiação solar que atinge a superfície afetou, em toda a história do planeta, o clima e a ascensão da vida. Até este novo estudo, no entanto, pouco se sabia sobre como pequenas mudanças na órbita poderiam afetar o clima da Terra de forma tão dramática, ocasionando uma era do gelo.

Descobriu-se que quando a órbita da Terra está na posição correta, os icebergs da Antártica começam a se separar e derreter mais longe da Antártica, movendo enormes volumes de água doce do Oceano Antártico para o Atlântico. À medida que o Oceano Antártico fica mais salgado e o Atlântico Norte mais fresco, a circulação oceânica (movimento de água e oxigênio) é interrompida, o que faz com que ele absorva mais CO2 da atmosfera, reduzindo o efeito estufa. Os autores do estudo acreditam que é isso que empurra a Terra para uma era do gelo.

O principal autor do estudo, Aidan Starr, disse que todos os membros da equipe ficaram surpresos ao encontrar uma ligação entre o derretimento dos icebergs e a circulação do oceano durante o início de cada era do gelo nos últimos 1,6 milhão de anos. “Ver tão claramente [o fenômeno] em evidências geológicas é muito emocionante.”

Apesar do histórico, os cientistas observam que esse processo pode se comportar de forma diferente agora. Devido o impacto das emissões antropogênicas de CO2, que estão aquecendo o mundo, o ritmo natural dos ciclos da era do gelo pode ser interrompido, pois o Oceano Antártico provavelmente ficará muito quente. Deste modo, os icebergs da Antártica não seriam capazes de flutuar longe o suficiente para causar as mudanças na circulação oceânica necessárias para o início de uma era do gelo.