Connect with us

Planeta Terra

Tubarões-brancos preferem tubarões menores a focas, revela descoberta

Published

on

Os grandes tubarões-brancos na costa da África do Sul estão mudando suas preferências alimentares. Uma descoberta recente revelou que esses predadores marinhos estão escolhendo outros tubarões em vez de focas, contrariando o que se pensava anteriormente.

A Baía de Mossel é um famoso ponto de encontro para os grandes tubarões-brancos. Estima-se que cerca de 40 a 60 desses predadores patrulhem as águas nesse local. Acredita-se que esta área seja particularmente atraente para eles por causa da presença abundante de lobos-marinhos-do-cabo, uma espécie que faz parte da dieta desses tubarões.

Advertisement

Mas algo intrigante surgiu durante a produção do programa “Shark Eat Shark”, da National Geographic. Se as focas fossem realmente a principal fonte de alimento dos tubarões, esperava-se que pelo menos 1.500 desses animais fossem mortos por temporada. No entanto, apenas 150 acabam sendo devorados.

Lacey Williams, especialista em campo chefe da Oceans Research, levantou a hipótese: “Nosso palpite é que eles estão passando mais tempo caçando outros tubarões do que focas”.

Advertisement

Para investigar essa suposição, Williams e Enrico Gennari analisaram dados de rastreamento para ver onde os tubarões-brancos estavam indo durante a temporada reprodutiva das focas. Observaram então que esses tubarões estavam se reunindo perto das fozes dos rios – exatamente onde muitas espécies menores de tubarões vivem e se reproduzem.

As câmeras subaquáticas implantadas pela equipe capturaram imagens dramáticas: um grande tubarão-branco aparece e um tubarão menor “congela”. Neil Hammerschlag afirmou: “O comportamento dos menores sugere medo dos grandes”.

Advertisement

Numa tentativa adicional para validar sua teoria, os pesquisadores colocaram etiquetas especiais em vinte exemplares da espécie Mustelus mustelus popularmente conhecidos como cação-liso. De forma alarmante, descobriram que 70% dos cação-lisos marcados foram comidos.

Análises do tecido muscular coletado evidenciaram altas concentrações de ácidos graxos provenientes de outras espécies de tubarão na dieta dos grandes tubarões-brancos.

Advertisement

“A captura e consumo de outros tipos de tubarão provavelmente é mais fácil e seguro para os tubarões-brancos”, disse Hammerschlag.

Advertisement

Copyright © 2025 SoCientífica e a terceiros, quando indicado.