Startup cria um escudo real de invisibilidade

Dominic Albuquerque
O escudo de invisibilidade em ação. Imagem: Invisibility Shield Co.

Se você sempre sonhou em ficar invisível, talvez esteja mais perto de realizar tal proeza. Uma startup criou um escudo de invisibilidade, que funciona, mais ou menos, como se poderia esperar. Como se pode ver nas imagens, uma pessoa por trás do escudo de fato parece desaparecer.

Isso acontece graças a um fenômeno óptico chamado lente lenticular, onde uma série de lentes finas e em formato de cilindro são dispostas paralelamente numa superfície. Há um uso comum nesse tipo de lente, que é naqueles cartões com inclinação, onde a imagem muda, dependendo do ângulo.

Claro que a tarefa se torna mais difícil quando se busca um escudo de invisibilidade, mas os princípios subjacentes são os mesmos.

A ciência por trás do escudo de invisibilidade

“Cada escudo usa um conjunto de lentes, feito com engenharia precisa, para dirigir a maior parte da luz refletida do sujeito [por trás do escudo] para longe de quem observa, enviando-o para os lados pela superfície do escudo, para a esquerda e direita”, escreveu a startup.

lente2
O escudo consegue manter as linhas horizontais, mas não as verticais. Imagem: Invisibility Shield Co.

As lentes nesse caso são bem semelhantes às fileiras horizontais nos cartões de inclinação, mas ao invés da luz entrando e saindo do cartão em diferentes ângulos pela frente, aqui a luz vem por trás do escudo.

Ao entrar no conjunto, a luz atingindo os lados é esticada até cobrir toda a superfície, tornando a imagem por trás embaçada. Enquanto isso, a luz central por trás do escudo, onde está o objeto “desaparecido”, é refletida para trás e para fora dos lados.

O escudo é bom em manter a integridade das linhas horizontais, mas como suas lentes são verticais, ele é menos efetivo em exibir as linhas verticais por trás da pessoa. Você pode ver isso na imagem abaixo, onde os ladrilhos desaparecem, enquanto as bordas escuras e horizontais continuam visíveis.

“Você pode pensar num guia de ondas, que guia os raios para longe do objeto”, disse Alex Dinovitser, físico de metameterial da Universidade de Adelaide.

Na física, esses guias de ondas são como estruturas que direcionam as ondas eletromagnéticas em uma direção específica. A maior parte deles é usado em eletrônicos, como o micro-ondas, mas guias ópticos existem também.

lente3
Um diagrama mostrando a luz entrando e se espalhando por uma única lente no escudo. Imagem: Invisibility Shield Co.

As pesquisas em invisibilidade

O princípio por trás do escudo de invisibilidade da Invisibility Shield Co. já existe há anos. Mas esse tipo de tecnologia tem outros usos, como o divulgado pela companhia Hyperstealth, que cria produtos de furtividade militar. O Hyperstealth, no caso, foi comercializado como um dispositivo de obscurecimento de aeronaves e tanques.

“Há muitos tipos de tecnologias diferentes. Por exemplo, [essa tecnologia] não é a mesma que se usa para deixar um avião invisível em radares”, Dinovitser contou.

“Nesse caso, a superfície é feita para absorver completamente a radiação ou luz. Para luz, o melhor material é o VantaBlack. Não é o mesmo que uma camuflagem invisível, onde a luz passa através e em torno”.

Assim, esse escudo é apenas para consumo, enquanto a área de pesquisa em invisibilidade continua crescendo, resultando em coisas como uma capa invisível para o som, para ondas eletromagnéticas, e até para luz visível.

Compartilhar