Sementes ‘bíblicas’ brotaram mesmo após 2 mil anos

Giovane Sampaio
(Imagem: Sarah Sallon et al./Science Advances)

Sementes de palmeiras do deserto da Judéia, em Israel, com 2 mil anos de idade permaneceram germinadas até hoje, segundo artigo na Science Advances.

A espécie em questão é conhecida por tamareira (Phoenix dactylifera) e é cultivada há milênios no Oriente Médio. Plínio, o Velho, no século I EC, em sua “História Natural”, descreve os frutos desta planta como muito doces, suculentos e calmantes.

No século IV EC, a variedade da tamareira desapareceu porque não havia ninguém para cultivá-la. No entanto, evidências materiais de sua existência foram encontradas, no século passado, na fortaleza de Massada e durante escavações em outras partes do deserto da Judéia.

Em 2006, quatro sementes de uma tamareira de Massada foram ‘incentivadas’ a germinar e uma acabou se tornando viável. A planta que emergiu foi chamada de ‘Matusalém’, em homenagem à longevidade bíblica, e agora ela está em campo aberto e floresce periodicamente. As tamareiras são plantas dióicas (ou seja, heterossexuais: as células reprodutoras masculinas e femininas são produzidas cada uma em sua “casa”), e Matusalém forma o pólen.

Alguns anos depois, estudiosos israelenses e franceses que criaram a Matusalém coletaram 33 das sementes de tamareiras mais preservadas de vários locais de escavações no deserto da Judéia – Massada, Qumran, Wadi Makukh e Wadi Kelt. As datas se diferenciavam, em média, 30% mais antigas uma da outra, e também eram mais longas e mais espessas do que as sementes modernas.

Seis sementes brotaram. A análise por radiocarbono dos restos germinados mostrou que todos eles surgiram em volta do século IV a II. Os cientistas determinaram se as flores masculinas ou femininas apareceriamem cada uma das mudas e, de acordo com o sexo das plantas, eles selecionaram nomes da lista de personagens do Antigo Testamento: Adão, Jonas, Judite, Boaz, Uriel, Ana.

As sequências de DNA de cada tamareira, incluindo a Matusalém do estudo anterior, foram comparadas com as das variedades modernas – e podem ser divididas condicionalmente no Oriente Médio e na África. A análise mostrou que Matusalém e Ana eram as mais parecidas com as palmeiras vivas atualmente no Oriente Médio, e Jonas e Uriel com as africanas. mais especificamente de Qumran, e Metusalém de Massada. Entre esses dois pontos, existem apenas cerca de 60 quilômetros, e as diferenças no DNA da planta são muito significativas. Isso pode significar que os antigos fazendeiros judeus mantinham artificialmente a diversidade genética de suas palmeiras e frequentemente as cruzavam com variedades estrangeiras.

Até agora, nenhuma planta, exceto Matusalém, floresceu. No entanto, espera-se que nos próximos dois anos Ana siga o mesmo caminho, e então será possível fertilizá-la com o pólen de Matusalém. Provavelmente, isso permitirá, em certo sentido, reviver a antiga variedade judaica de tamareiras.

A pesquisa foi publicada em Science Advances.

LEIA TAMBÉM: Estranhas árvores criam um “superorganismo” para se manterem vivas: até tocos puderam sobreviver