Recém-descoberto réptil marinho pré-histórico em miniatura

Mateus Marchetto
Cientistas chineses descobriram uma nova espécie de nothossauro em miniatura. (Imagem por Qing-Hua Shang, Xiao-Chun Wu and Chun Li / Journal of Vertebrate Paleontology (Qing-Hua Shang, Xiao-Chun Wu and Chun Li / Journal of Vertebrate Paleontology)

Um nothossauro é um tipo de réptil marinho pré-histórico. Diversas espécies formavam esse grupo de animais que viveu no começo do período triássico, entre 240 e 210 milhões de anos atrás. De forma geral, esses bichos pareciam crocodilos com pescoço comprido que podiam atingir os 5 metros de comprimento.

Todavia, cientistas chineses descobriram fósseis do que parece ser uma espécie completamente nova de nothossauro. Não obstante, o bicho é uma miniatura das outras espécies já descobertas. O pequeno réptil batizado de Brevicaudosaurus jiyangshanensis media em torno de 55 centímetros.

Nothosaurus BW
Ilustração de um nothossauro. (Imagem por Nobu Tamura)

A princípio os pesquisadores pensaram que se tratava de um filhote de uma das espécies de nothossauros conhecidas. No entanto, análises feitas nos ossos do animal mostraram que ele era um adulto, pois tinha estruturas ósseas bem dessenvolvidas. Além do mais, esses répteis eram provavelmente pesados para o seu tamanho, já que eles tinham ossos mais maciços.

Réptil marinho pré-histórico não quer dizer dinossauro

Apesar da aparência e do nome sugestivo, os nothossauros não eram dinossauros. Acontece que os dinos eram os répteis terrestres que habitaram nosso planeta entre mais ou menos 230 e 65 milhões de anos atrás. Contudo, não existiram dinossauros aquáticos nem voadores, apenas répteis aquáticos e voadores parecidos com dinossauros.

Além do mais, por mais que os dinos sejam considerados répteis, eles deram origem também às aves modernas. Assim que o meteoro e diversas doenças extinguiram a maior parte dos dinossauros, o território ficou livre para os animais menores que sobraram evoluírem aos répteis e aves modernos.

museum 367730 1920
(Imagem de Harald Matern por Pixabay)

Muitos dinossauros, como os espinossauros, de fato podiam nadar, mas seu principal ambiente era o terrestre. Contudo, os dinossauros são um grupo caracterizado principalmente pelos ossos da bacia. Os nothossauros eram mais semelhantes aos plessiossauros, apesar de terem hábitos semi-aquáticos.

Este mini nothossauro tinha hábitos diferentes de seus primos maiores

Além de menor do que os outros integrantes da família, o animal descoberto na China tinha ossos mais densos. Por conseguinte, isso pode ser um indicativo de que ele caçava no solo do oceano. Ademais, acredita-se que a maioria das espécies de nothossauros caçava ativamente pelos oceanos. Entretanto, o B. jiyangshanensis provavelmente ficava parado na água esperando suas presas chegarem perto o suficiente.

Todavia, as características em comum com as espécies conhecidas são bastante claras. Assim, esse réptil tinha uma cauda curta que o ajudava a nadar rrapidamente. Além do mais, ele tinha braços no formato de nadadeiras de tartaruga e uma cabeça bastante chata. Os animais desse grupo, aliás, eram provavelmente ótimos predadores. Os nothossauros possuíam dentes muito afiados que usavam para, talvez, caçar peixes e outros animais aquáticos que cruzassem o seu caminho.

Assim como os plessiossauros, também, esses répteis possuíam pescoços estendidos que os ajudavam a alcançar peixes e também respirar.

Thalassomedon BW
Ilustração de um plessiossauro (imagem por Nobu Tamura)

Essa nova descoberta mostra que talvez esse grupo seja ainda mais diverso do que se imaginava. Aliás, há registros de em torno de 10 espécies de nothossauros hoje. Portanto, mais fósseis podem comprovar a existência de mais dessas miniaturas de répteis pré-históricos nos próximos anos.

O artigo científico foi publicado no Journal of Vertebrate Paleontology.