Connect with us

Hi, what are you looking for?

Saúde & Bem-Estar

Estudo mostra que queijos e vinhos podem combater a neurodegeneração

Pesquisas apontam que o consumo de queijos e vinhos pode ajudar na prevenção contra doenças neurodegenerativas. (Imagem de crafthouse por Pixabay)

A alimentação é uma das chaves para uma vida saudável. Um conjunto de nutrientes e vitaminas essenciais promove um mantimento saudável de todas as células do corpo. Os neurônios são, talvez, algumas das mais importantes. Além de sensíveis, os neurônios não se recuperam, como muitas outras células. Ou seja, quando um neurônio morre, nenhum outro nasce para o substituir. Por esse motivo a neurodegeneração é um problema tão difícil de se tratar. Contudo, estudos recentes mostram que uma dieta com a presença de queijos e vinhos podem ajudar a prevenir doenças como o Alzheimer.

(Imagem de katja por Pixabay)

O artigo publicado no Journal of Alzheimer’s Disease mostrou a correlação entre a alimentação e a memória e cognição dos pacientes. Para tanto os pesquisadores avaliaram quase 1800 cidadãos do Reino Unido ao longo de 10 anos. A pesquisa coletou dados de alimentação, estilo de vida e casos de indivíduos com condições de neurodegenerção dentro da família. Assim os cientistas puderam notar que pacientes que consumiam regularmente queijo ou vinho se saíram melhor nos testes de memória.

O queijo, por conseguinte, se mostrou eficiente em melhorar a memória de indivíduos que não tinham histórico de doenças neurodegenerativas na família. Por outro lado, a pesquisa indicou que o vinho ajudou a combater a neurodegeneração em pacientes dos quais familiares desenvolveram doenças ligadas à memória e cognição.

Como o alimento afeta o cérebro

Como dito antes, o corpo precisa de nutrientes para funcionar bem. Esses nutrientes são todos provenientes da alimentação. Portanto, uma alimentação rica em vegetais e alimentos saudáveis ajuda a manter o corpo funcionando perfeitamente, com todos os nutrientes que precisa. Quando há algum problema com a alimentação, as células não recebem todos os nutrientes que precisam e acabam não funcionando direito ou morrendo.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Ainda é incerta a forma como o queijo e o vinho agem sobre os neurônios. Todavia, os pesquisadores têm algumas hipóteses. A pesquisa revelou que o queijo é a comida campeã no que se trata de prevenção à neurodegeneração. Acontece que o queijo é rico em cálcio. Esse íon, por sua vez, tem um papel importantíssimo na transmissão nervosa. Além do mais, a vitamina B12 e diversas proteínas presentes no queijo podem ajudar a prevenir e reduzir a morte dos neurônios.

(Imagem de Pixabay)

O vinho, ademais, é conhecido de longa data por ser um anti-inflamatório. Esse tipo de característica pode ajudar a evitar o dano das células por reações de inflamação do sistema imune. Todavia, a pesquisa também indicou que nem todas as bebidas alcoólicas são tão boas assim. Estudos relacionados mostraram que o consumo de cerveja pode aumentar o risco de neurodegeneração.

Tratando e prevenindo a neurodegeneração

Uma vez que o tecido nervoso não se recupera facilmente, o tratamento de doenças como o Alzheimer fica muito mais difícil. O que pode se fazer para combater essas doenças é evitar que novos neurônios sejam danificados. Apesar disso, novas tecnologias prometem reverter esse tipo de condição. Contudo, novos tratamentos ainda são muito caros e pouco testados. Portanto, a melhor forma de prevenção, não só para a neurodegeneração, mas para qualquer doença é um estilo de vida saudável.

(Imagem de Дарья Яковлева por Pixabay)

O artigo está disponível no Journal of Alzheimer’s Disease.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Mateus Marchetto
Publicado por

Aluno de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná, professor de inglês, apaixonado por ciência e divulgação científica. Me interesso principalmente pelas áreas de microbiologia, bioquímica e bioinformática.

Mente & Cérebro

Os corvos são considerados modelos de cognição em psicologia animal, e são uma das mais fortes evidências de que a consciência é um fenômeno...

Plantas & Animais

No oceano, no meio dos corais, você pode encontrar esse estranho organismo. Embora muitas vezes se pareça com uma pedra circular esverdeada e brilhante,...

Plantas & Animais

Cientistas descreveram, em um estudo publicado no Journal of Mammalian Evolution, uma nova espécie gigante de um dente-de-sabre, Machairodus lahayishupup, que teria vivido na América do...

Plantas & Animais

Um novo estudo mostrou que os tubarões, assim com as aves, se orientam pelo campo magnético da Terra para realizar migrações de longa distância.