Connect with us

Hi, what are you looking for?

Notícia

Primeira americana a andar no espaço alcança o ponto mais fundo do oceano

Kathy Sullivan a bordo do Space Shuttle Discovery em abril de 1990. Foto: Space Frontiers

A norte-americana Kathy Sullivan pode dizer que fez história duas vezes. 26 anos atrás ela foi a primeira americana a andar no espaço, e agora foi a primeira a alcançar o Challenger Deep, considerado o ponto mais profundo dos oceanos da Terra. Aliás, foi a única pessoa a fazer as duas coisas.

O ponto mais profundo do oceano fica quase 11 quilômetros abaixo do nível médio do Oceano Pacífico, dentro da Fossa das Marianas, mais ou menos 300 quilômetros a sudoeste de Guam – um território insular dos Estados Unidos, na Micronésia.

A primeira americana a andar no espaço foi a oitava pessoa a mergulhar na Challenger Deep, conforme o EYOS Expeditions, empresa que coordenou a missão. Junto dela estava o investidor milionário Victor Vescovo.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

“Acabamos de voltar do Challenger Deep! Minha co-piloto foi a Dra. Kathy Sullivan – agora a primeira mulher no fundo do oceano, ex-astronauta e administradora da NOAA! Grandes parabéns para ela! Esta foi a minha terceira vez no fundo. Feito realizado pela equipe Triton e EYOS”, disse Victor Voscovo em um tweet.

Assim que os dois voltaram à superfície, chamaram os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS).

“Como oceanógrafa e astronauta híbrida, este foi um dia na vida – ver a paisagem lunar do Challenger Deep e comparar com meus colegas da ISS sobre nossa espaçonave extraordinária, reutilizável e espacial”, disse ela em um comunicado.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Desafios para chegar ao ponto mais fundo dos oceanos

A americana e seu parceiro de jornada passaram 10 horas a bordo do Limiting Factor, um submersível para duas pessoas, desenvolvido por Triton Submarines e Caladan Oceanic. Além disso, levou 4 horas para descer até a profundidade de 10.941 metros, onde ficaram por 1h30, depois mais 4 horas para subir.

Fossa das Marianas vista do espaço (Créditos da imagem: Yarr65/Depositphotos).

Vescovo já é experiente, foi a terceira vez que ele foi a Challenger Deep, que é 1,6 km mais fundo do que o Monte Everest tem de altura. Assim, nesta região a água é extremamente escura, com temperatura pouco acima de zero e com uma pressão cerca de 1.000 vezes maior do que a nível do mar.

O submarino tem casco de liga de titânico de 3,5 polegadas, ou 9 centímetros de espessura, sendo projetado para aguentar toda essa pressão. Aliás, já havia suportado 5 viagens antes dessa, agora são 6.

Quem também já esteve na Challenger Deep o cineasta James Cameron, diretor de Titanic e Avatar, e que produziu também um documentário sobre a região.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Primeira americana a andar no espaço e a chegar ao fundo do oceano

Sullivan está acostumada a lidar com situações de alta pressão. Ela trabalhou na NASA por 15 anos, participando de três missões de ônibus espaciais. Aliás, ela esteve naquela que transportou o Telescópio Espacial Hubble.

Tudo começou em 1978, quando foi selecionada para o corpo de astronautas da NASA. Anos depois, caminhou pelo espaço, em 11 de outubro de 1984, saindo do ônibus espacial Challenger.

Quando ela deixou de ser astronauta, seguiu a sua paixão por oceanografia e em 1993 foi nomeada chefe da Associação Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA). Outrossim, entre 2014 e 2016 foi administradora da mesma entidade.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Informações de Business Insider.

Erik Behenck
Publicado por

Erik Behenck é jornalista, adora novas descobertas e apaixonado pela escrita.

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Espaço

Trouxemos uma pequena seleção das mais belas fotos da superlua que iluminou os céus esta semana. Confira agora mesmo.