A energia eólica é, sobretudo, sustentável, pois não emite gases tóxicos como carbono e nem gera resíduos. É, ainda, renovável, visto que é produzida a partir da força dos ventos, e também consideravelmente mais barata do que as demais fontes. Desse modo, um dos seus principais componentes é o aerogerador ou turbina eólica, responsável por converter a energia cinética em eletricidade. Tendo isso em vista, turbina mais potente do mundo produziu, pela primeira vez, energia.
A turbina eólica de 15 MW, o protótipo do Vestas V236, foi instalado no centro de testes Østerild National para grandes turbinas eólicas em Western Jutland, Dinamarca.
Instalada a turbina mais potente do mundo
O fabricante da turbina mais potente do mundo anunciou em um comunicado que o seu protótipo foi instalado, gerando seu primeiro kWh de energia e corroborando com o movimento que se projeta na atualidade, no qual a escolha por energias renováveis em detrimento dos combustíveis fósseis está se tornando popular em muitos países.
Nesse contexto, escolher energia eólica ao invés de energia solar garante múltiplos benefícios, pois a construção dos parques eólicos não sacrificam as terras disponíveis para a agricultura. Além disso, é possível gerar energia 24 horas por dia por meio dessa fonte, sem causar danos ao meio ambiente.
As turbinas eólicas podem, ainda, aproveitar os ventos marítimos no caso de países que possuem extensas águas territoriais. Os fabricantes procuram também construir turbinas cada vez maiores para diminuir o número de instalações em parques já construídos, bem como cobrir mais áreas de infiltração.
Números da maior turbina eólica do mundo
O V236 é uma turbina de 15 MW, anunciado ainda em fevereiro de 2021, e possui uma área de varredura superior a 43.743 metros quadrados. O diâmetro do rotor da turbina é de 236 metros e o conjunto da turbina tem surpreendentes 280 metros, quase o mesmo que o Trump Building On Wall Street, em Nova York.
A turbina mais potente do mundo também conta com pás de 115,5 metros de comprimento, sendo a única turbina capaz de fornecer 80 GWh de energia todos os anos. Tal energia seria suficiente para atender às necessidades de 20 mil casas europeias e evitar mais de 35 mil toneladas de dióxido de carbono liberadas na atmosfera todos os anos.
Com sede na Dinamarca, a Vestas Wind Systems fornece turbinas eólicas para 88 países e está no negócio há meio século. A empresa lidera o caminho promissor de aerogeradores com maior eficiência de geração de energia.
Mercado promissor
A produção em série do V236 está prevista para começar após a realização de testes e verificações para receber a certificação de tipo completo.
De acordo com Anders Nielsen, diretor de tecnologia da Vestas, “Este é um grande passo em nossa ambição de acelerar a transição para a energia verde e é um marco importante para a Vestas e nossos parceiros […] Os colegas da Vestas trabalharam arduamente para garantir um progresso rápido no desenvolvimento e montagem do protótipo V236-15.0 MW. Com esta turbina eólica, estabelecemos novos padrões para inovação tecnológica, industrialização e escala em energia renovável para criar uma indústria eólica offshore sustentável .”
Por conta das vantagens na utilização da energia eólica, sobretudo das grandes turbinas, outros fabricantes estão interessados na produção e já se apresentam como concorrentes, na medida em que estão disputando o primeiro lugar no segmento. Segundo a Interest Engineering, outro fabricante de turbinas eólicas, a Siemens Gamesa, estava construindo em abril do ano passado uma super turbina com pás de 115 metros de comprimento enquanto, no final do ano [2022], a China anunciou que havia construído uma turbina eólica de 16MW, algo superior à turbina mais potente do mundo.