Os 10 países com maior biodiversidade do mundo

Letícia Silva Jordão
Imagem: Unsplash

Para quem gosta da natureza e quer explorar ela ainda mais, precisa conhecer os países com maior biodiversidade do mundo!

Com eles você poderá encontrar uma variedade de diferentes plantas, mamíferos, répteis, aves, anfíbios e peixes que existem e assim estudá-los melhor no ambiente natural de cada um deles!

Confira os 10 países com maior biodiversidade do mundo.

1. Brasil

O Brasil está em primeiro lugar da nossa lista de países com maior biodiversidade, onde é possível encontrar de 15 a 20% da variedade biológica do mundo. E a melhor parte é que ele continua crescendo, sendo possível descobrir novas espécies por aqui todos os anos.

Atualmente, alguns animais raros fazem parte da natureza brasileira, como o lobo-guará, cachorros-do-mato e o macaco-prego. Já as plantas podem ser vistas em sua maioria na floresta amazônica, que abriga orquídeas, pau-brasil, palmeiras e até a seringueira selvagem.

2. Indonésia

Em segundo lugar temos a Indonésia, um grande arquipélago com 7 ilhas cheias de biodiversidade. É aqui que conseguimos encontrar animais raros como tigres de Sumatra, orangotangos, rinocerontes e até os dragões de Komodo, um dos maiores lagartos do mundo.

3. Colômbia

A Colômbia também entra na nossa lista de países com maior biodiversidade e se destaca aqui pelos seus cenários diversos, onde é possível encontrar desertos, tundra, rios, oceanos e florestas tropicais.

A Colômbia abriga animais únicos, como o famoso boto-cor-de-rosa e o pirarucu. Além disso, o país possui uma vasta variedade de flores, como rosas, orquídeas e cravos.

4. China

A China é conhecida por muitas coisas, incluindo a sua biodiversidade. Nela é possível encontrar o famoso panda gigante, o urso marrom do Himalaia, o tigre e o leopardo da neve. Infelizmente, grande parte deles estão à beira da extinção devido ao excesso de exploração não autorizada dos recursos naturais do país.

5. México

Já em quarto lugar da nossa lista de países com maior biodiversidade temos o México, país da América Central que concentra cerca de 12% das espécies do mundo. É nessas terras que encontramos animais como o guaxinim de Cozumel e a gralha-de-garganta-preta. Já as plantas, encontramos o Girassol Mexicano, Orquídea Laelia e Madressilva Mexicana.

6. Austrália

A Austrália é um país conhecido pelos animais gigantes que são encontrados aqui. Por isso, ele está em quinto lugar quanto se trata da biodiversidade. Entre os animais, aqui é possível encontrar o famoso canguru, o demônio da Tasmânia e o gambá comum. Já com as plantas, é possível achar árvores de goma e o floral Bottlebrush.

7. Peru

Já o Peru abriga a segunda maior floresta amazônica do planeta, por isso ele fica no sétimo lugar dos países com maior biodiversidade. E a melhor parte é que 75% das espécies ameaçadas no Peru estão protegidas, o que mostra que o país vê a importância da biodiversidade.

Aqui é possível encontrar animais diversos como macacos lanosos de cauda amarela e sapos venenosos. Nas plantas, é possível encontrar o Bambu Machu Picchu, tomate selvagem peruano e as flores Amazon Lily.

8. Índia

A Índia também abriga uma grande biodiversidade em seu território, onde conseguimos encontrar diversas plantas e animais diferentes, como o cervo da caxemira, o sapo roxo e o cervo sangai.

9. Equador

Devido a uma boa localização, o Equador acaba sendo um país mais biodiverso. Aqui é possível encontrar cerca de 18% das aves do mundo todo. Entre os animais, é possível achar os falcões e pinguins de Galápagos além dos cormorões que não voam. Entre as plantas, você pode achar a Dracula vampira e Juglans neotropica.

10. Estados Unidos

Por fim, os Estados Unido entram em último lugar dos países com maior biodiversidade. Assim como a Colômbia, ele tem vários cenários, como tundra e até selvas tropicais. Nesses ambientes é possível achar esquilos terrestres Mohave, furão de patas negras e ratos-canguru gigantes.