O urânio é a principal matéria-prima no setor energético, e é importante saber quais países têm as maiores reservas de urânio. As reservas mineradas de urânio alimentam a energia nuclear há mais de 60 anos e a energia nuclear fornece atualmente 10% das necessidades energéticas do mundo.
Espera-se que a demanda global de urânio aumente nos próximos anos, o que é um bom presságio para os custos futuros do urânio. De acordo com a WNA (Sociedade Nuclear Mundial), 55 reatores nucleares ainda estão em desenvolvimento internacionalmente, e também há planos para aumentar significativamente o trabalho das instalações existentes.
Países com as maiores reservas de urânio
A produção global de urânio aumentou para 56.995 toneladas em 2021, o ano mais recente para o qual há dados disponíveis. As cinco principais regiões produtoras de urânio do planeta são Cazaquistão, Namíbia, Canadá, Austrália e Uzbequistão, produzindo a maior parte da produção de urânio.
Mas quais são as áreas de maior produção de reservas de urânio? Examinaremos os países com as maiores reservas de urânio usando dados da WNA.
1. Austrália
- Reservas de urânio: 1.692.700 MT
Embora a Austrália seja o segundo maior produtor mundial de urânio, depois do Cazaquistão, ela lidera a classificação da maior reserva mundial de urânio. A jóia da coroa da Austrália é a Mina Represa Olímpica, o maior depósito de urânio conhecido do mundo. Outros grandes depósitos de urânio no país incluem Ranger, Beverley e Four Mile.
2. Cazaquistão
- Reservas de urânio: 906.800 MT
O Cazaquistão lidera a produção mundial de urânio, com quase metade das reservas mundiais de urânio; sua empresa estatal de mineração de urânio, a Kazatomprom, é a maior produtora mundial de urânio. Entretanto, o país da Ásia Central possui a segunda maior reserva de urânio.
3. Canadá
- Reservas de urânio: 564.900 MT
O quarto maior produtor de urânio, o Canadá ocupa o terceiro lugar entre os países com as maiores reservas de urânio. O país norte-americano é o lar das maiores minas de urânio do mundo: Cigar Lake e McArthur River. A Bacia de Athabasca em Saskatchewan é o local de exploração de urânio e é conhecida internacionalmente por ter alguns dos depósitos de urânio de mais alto grau do mundo.
4. Rússia
- Reservas de urânio: 486.000 MT
Sendo a maior região em massa terrestre, a Rússia possui uma grande parte dos recursos naturais, consistindo do oitavo maior urânio do mundo. A maior parte da produção doméstica de urânio da Rússia vem da Rosatom, uma subsidiária da ARMZ Uranium Holding, proprietária da mina subterrânea de Priargunsk e que está desenvolvendo o depósito Vershinnoye no sul da Sibéria.
Para atender às crescentes necessidades energéticas do país, o governo russo está preparado para usar seus recursos de urânio para aumentar a produção nos próximos anos. O país conta atualmente com 38 reatores nucleares produzindo 28.578 megawatts de eletricidade, com mais 3 unidades em construção, 27 reatores planejados e 21 reatores planejados.
A Rússia está entre os maiores produtores mundiais de urânio e possui reservas significativas, e a guerra do país com a Ucrânia pôs em questão a medida em que a Rússia pode exportar.
5. Namíbia
- Reservas de urânio: 448.300 MT
A Namíbia, o terceiro maior produtor mundial de urânio, ocupa o quinto lugar entre os países com as maiores reservas de urânio. A mina Langer Heinrich do país africano, de propriedade da Paladin Energy e a mina Rössing, de propriedade majoritária da Rio Tinto, são capazes de produzir a 10ª maior produção mundial de urânio. Os depósitos mais importantes na Namíbia são Trekkopje, perto de Rössing, de propriedade de Orano (antiga Areva), e a mina de urânio Husab.