A energia nuclear é renovável? Vantagens e desvantagens

Dominic Albuquerque
Imagem: Pexels

Há várias discussões sobre se a energia nuclear é renovável e uma boa alternativa num mundo onde passamos por problemas derivados das mudanças climáticas. Na Europa, por exemplo, os países ainda não chegaram a um consenso sobre incluir a energia nuclear no grupo de energias “verdes”.

As vantagens e desvantagens da energia nuclear incluem questões ambientais, econômicas e de segurança. Ela é mais limpa do que outras fontes, mas não deixa de ter certos riscos. E de forma geral, mesmo que seja muito menos poluente, dizer que a energia nuclear é renovável não seria exatamente certo.

A energia nuclear é renovável ou não?

Para muitos parâmetros e definições que servem para determinar se a energia nuclear é renovável ou não, a conclusão é de que não, não é. Contudo, num contexto de mudanças climáticas, a produção de energia nuclear não gera gases de efeito estufa, sendo um combustível da baixo carbono.

Renovável significa que a energia se abastece de fontes que estão constantemente se reabastecendo, como a água de hidrelétricas, ou a luz solar para os painéis solares em telhados. Como a energia nuclear usa combustível radioativo, ela não é renovável nesse sentido.

Porém, a energia nuclear é a segunda maior fonte de eletricidade de baixo carbono no mundo, atrás apenas da energia hidrelétrica. Alguns pesquisadores afirmam que é essencial para ajudar países a atingir níveis de produção satisfatórios a nível nacional sem emitir gases de efeito estufa.

Isso porque ainda não é possível usar a energia renovável para a produção de todas as nossas necessidades relativas à eletricidade. Porém, a energia nuclear não é imune a problemas.

Um dos principais é a produção de lixo radioativo, que precisa ser transportado em segurança para um armazenamento de longo prazo, onde não deverá ser perturbado por dezenas de milhares de anos até que o material não seja mais uma ameaça à saúde humana ou ao meio ambiente.

Vantagens e desvantagens da energia nuclear

As vantagens

  • Ser fonte de eletricidade de baixo carbono que pode ser aproveitada 24/7 por até dois anos de uma vez;
  • Ter alta densidade – a quantidade de energia liberada durante a fissão nuclear é aproximadamente 10 milhões de vezes maior que a liberada na queima de átomos dos combustíveis fósseis;
  • Flexibilidade às necessidades das pessoas, pois é possível reduzir a produção de eletricidade de uma usina nuclear se há eletricidade o suficiente vindo de outras fontes, ou aumentando-a no caso de uma alta na demanda;
  • Ter um custo relativamente baixo;
  • Ter usinas que não alteram drasticamente o ambiente ao redor.

As desvantagens

  • Subprodutos da energia nuclear que são materiais radioativos e lixo radioativo, o que pode ser extremamente prejudicial;
  • Mesmo com medidas de segurança, o risco de acidentes; a história mostra que mesmo com segurança, desastres nucleares em usinas sempre serão um risco;
  • Necessidade de alta tecnologia, educação e dinheiro para a construção de usinas nucleares; além disso, apenas países que assinaram o Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares podem produzir o combustível necessário; isso tudo significa que, geralmente, apenas os países mais desenvolvidos conseguem construir usinas.
Compartilhar