Os 10 países que mais produzem urânio

Dominic Albuquerque
Concentrado de urânio. Imagem: Daniel Acker/Bloomberg

Alguns dos países que mais produzem urânio têm aumentado suas reservas e produção individuais, por um lado, ainda que a produção global tenha se reduzido nos últimos cinco anos, por outro. Os números se devem ao preço baixo do urânio no mercado recentemente, além da pandemia do COVID-19, que afetou a produção.

Hoje em dia, 10% da eletricidade global é gerada por energia nuclear, e acredita-se que esse número vai crescer. Devido à sua significância para a geração de energia, tema importantíssimo da atualidade, é importante saber onde o urânio é minerado, e quais nações são as principais produtoras.

Países que mais produzem urânio

O Cazaquistão lidera com facilidade, e o faz desde 2009. A Namíbia e o Canadá compõe o resto do pódio dos três maiores produtores.

1. Cazaquistão

O Cazaquistão ocupa o topo na lista dos países que mais produzem urânio. Em 2021, a produção total foi de 21,819 toneladas, ou 45% do total global. A maior parte do urânio do país é extraída através de um processo de lixiviação in situ.

2. Namíbia

Com 2,993 toneladas em 2015, a nação africana teve um crescimento na produção, alcançando 5,753 toneladas em 2021. Há duas minas de urânio no país, capazes de produzir 12% da produção global.

3. Canadá

Após atingir o pico de 14,039 toneladas em 2016, a produção canadense se reduziu dramaticamente, chegando a 4,693 em 2021. Ainda assim, o Canadá continua como um dos países que mais produzem urânio, com a maior parte da exploração ocorrendo na Bacia Athabasca. Essa região é reconhecida por seus depósitos com urânio de alta qualidade.

4. Austrália

Com 4,129 toneladas de produção em 2021, a Austrália ocupa o quarto lugar. O país possui 28% dos recursos recuperáveis de urânio conhecidos no planeta. A mineração de urânio é um pouco controversa na Austrália; ainda que o setor seja altamente regulado, o futuro da indústria está um pouco incerto. Recentemente, o governo permitiu que os projetos atuais continuassem, mas foi resoluto em afirmar que novos projetos não seriam aprovados.

5. Uzbequistão

Em 2020, com produção estimada de 3,500 toneladas, o Uzbequistão se tornou um dos cinco países que mais produzem urânio. A produção tem crescido desde 2016 nesse país, e tem se expandindo graças a empreendimentos conjuntos com o Japão e a China.

6. Rússia

Com 2,635 toneladas produzidas em 2021, a Rússia ocupa o sexto lugar. A produção tem sido estável desde 2011, variando até 3,000 toneladas. Os especialistas acreditam que a produção de urânio pode aumentar para atender à demanda de energia no país e no mundo, mas a guerra contra a Ucrânia e seu impacto econômico podem afetar esse resultado.

países que mais produzem urânio
O urânio é mais utilizado na produção de energia nuclear. Imagem: Pixabay

7. Níger

A produção de urânio do Níger caiu na última década, alcançando 2,248 toneladas em 2021. A nação africana tem duas minas de urânio em produção, SOMAIR e COMINAK, que amontam em 5% da produção global. Ambos os projetos são operados por subsidiárias da Orano, uma mineradora privada de urânio com projetos em países no topo da lista, como Cazaquistão e Canadá.

8. China

A produção chinesa cresceu de 885 toneladas em 2011 para 1,885 toneladas em 2018, e tem se mantido estável desde então. A única fornecedora nacional busca expandir seus combustíveis nucleares com acordos feitos com o Cazaquistão e outras companhias estrangeiras. O objetivo chinês é fornecer um terço do ciclo nuclear de combustível com urânio de produtoras domésticas, um terço com empreendimentos em conjuntos com outras nações e um terço com compras no mercado aberto.

9. Índia

A Índia produziu 615 toneladas em 2021, e a produção do país tem se mantido estável, entre 300 e 420, na última década. A Índia também é um dos países aumentando sua produção de urânio, com um grande foco na expansão do setor de energia nuclear.

10. Ucrânia

Após alcançar 1,200 toneladas em 2015, a produção ucraniana de urânio caiu para 800 em 2016, atingindo então 455 em 2021. A Ucrânia é depende muito da energia nuclear, e tem 15 reatores que fornecem cerca de metade das necessidades de energia do país. A nação tem 2% das reservas conhecidas de urânio no planeta.

E o Brasil?

Apesar do Brasil não estar entre os 10 maiores produtores de urânio do último levantamento, o país possui uma das maiores reservas do mundo. O país também tem a segunda maior capacidade de produção de urânio do mundo, atrás apenas do Cazaquistão. Para se ter noção deste grande poderio, o país é um dos poucos com tecnologia suficiente para a produção de submarinos nucleares.

O urânio é um recurso importante para o Brasil devido ao seu programa de energia nuclear, que atualmente corresponde a apenas 1% de toda a energia gerada no país.

Compartilhar