Os maiores produtores de zinco, metal que sofreu o mesmo destino que outros metais básicos após a invasão da Ucrânia, encontram-se em diferentes partes do mundo. Mesmo com a possível recessão a ameaçar o globo, o consenso dentre os observadores do mercado é que os preços do zinco vão melhorar nos próximos anos.
Isso considerado, é interessante analisar como o fornecimento de zinco mundo afora tem se saído. Aqui, listamos e analisamos brevemente os maiores produtores de zinco, por país, no ano de 2021, conforme os dados mais recentes do US Geological Survey.
Maiores produtores de zinco
1. China
- Produção de mina: 4.2 milhões de MT
Em 2021, a China atingiu o topo dentre os maiores produtores de zinco. A nação asiática, além de ser quem mais produz, é também uma grande consumidora do metal. A China é uma grande razão pela qual o zinco tem se saído tão bem nos últimos anos – a demanda crescente pelo metal foi apoiada por grandes vendas de propriedade no país, e pelo incentivo do governo a projetos de infraestrutura.
2. Peru
- Produção de mina: 1.6 milhão de MT
A produção de zinco no Peru aumentou em 270.000 MT em 2021, comparado a 2020. O refino moderno de zinco no Peru começou nos anos 1920, e entre 1970 e 1990 o país viu um crescimento nos investimentos privados internacionais na área. A mina Santander, comprada pela Cerro de Pasco Resources, produz zinco e concentrados de chumbo-prata.
3. Austrália
- Produção de mina: 1.3 milhão de MT
Um dos maiores produtores de zinco no mundo, cuja produção vem principalmente das minas de zinco da Glencore, EMR Capital Group, China Minmetals e New Century Resources.
4. Índia
- Produção de mina: 810.000 MT
A Índia contém uma das maiores minas de zinco no mundo, a Rampura Agucha, no Rajastão, que tem uma capacidade de produção de minério de 6.15 milhões de MT por ano.
A produção na Índia cresceu nos últimos anos, possivelmente um resultado da conclusão da mina subterrânea de Rampura Agucha.
5. Estados Unidos
- Produção de mina: 740.000 MT
Um dos maiores produtores de zinco, cuja mineração ocorre em cinco estados, em sete minas operadas por cinco companhias no último ano, de acordo com a US Geological Survey. Três instalações de fundição produzem o metal de zinco a nível comercial.
As duas maiores minas de zinco encontram-se no Alasca.
6. México
- Produção de mina: 720.000 MT
Enquanto o Grupo Mexico é a maior empresa de mineração do país, é a Industrias Penoles a maior empresa de recursos naturais, e a maior produtora de zinco do país.
A Mexico Business relatou que a produção do zinco deve crescer ainda mais, à medida que novos projetos estão programados para alcançar a produção nos próximos seis anos. Companhias envolvidas nesses projetos envolvem a Southern Copper, Teck Resources, Endeavour Silver e Discovery Silver.
7. Bolívia
- Produção de mina: 490.000 MT
A produção de zinco na Bolívia cresceu de 360.000 para 490.000 entre 2020 e 2021, algo impressionante. A mina San Cristobal é uma produtora chave de zinco no país, e uma das maiores minas produtivas de zinco no mundo, além de também ser uma das que mais produz prata.
8. Rússia
- Produção de mina: 280.000 MT
As duas maiores minas de zinco no país, a Bashkirskaya Med e Uchalisnk, pertencem ambas à Ural Mining, e estão localizadas na República do Bascortostão.
9. Canadá
- Produção de mina: 260.000 MT
Um dos maiores produtores de zinco, ainda que a produção tenha se reduzido nos últimos anos de maneira geral. A principal província a produzir zinco é Manitoba, lar das três maiores operações de zinco no país.
10. Suécia
- Produção de mina: 230.000 MT
Fechando a lista dos dez maiores produtores de zinco está a Suécia, que produziu 230.000 MT de zinco em 2021. As principais produtoras no país são a Boliden e a Lundin Mining.