O queijo é um produto derivado do leite após passar por um processo bastante peculiar, uma vez que é resultado da coagulação do leite. Para coalhar o líquido, usa-se principalmente ácido ou enzimas auxiliadas por bactérias. Desse modo, há algumas regiões que possuem grande quantidade de produção do alimento.
Nutricionalmente falando, o queijo possui vitaminas, minerais e proteínas importantes para o corpo humano. Além disso, faz parte de diversas culinárias, sendo um produto muito requerido e apreciado em todo o mundo. Veja onde a produção de queijo é maior.
10 maiores produtores de queijo do mundo
De acordo com o banco de dados estatístico corporativo da FAO Corporate Statistical Database (FAOSTAT) em 2021, algumas regiões do globo apresenta uma produção significativa do laticínio. A seguir, estão listados os 10 maiores produtores de queijo do mundo – aquele produzido a partir do leite de vaca.
1. Estados Unidos – 5.959.034 toneladas
Os EUA lideram o ranking dos maiores produtores de queijo do mundo. Alguns estados se destacam nessa produção, como a Califórnia, Wisconsin, Idaho, Nova York, Minnesota, Dakota do Sul e Novo México.
O país ainda é responsável pela produção dos tipos de queijo favoritos, tais como o cheddar, queijo americano medalhista de prata, suíço, queijo pepper jack e mussarela.
2. Itália – 1.185.970 toneladas
Outro grande produtor mundial de queijo é a Itália. As principais regiões onde a produção de queijo é feita no país são a Lombardia, Piemonte, Toscana, Sicilia, Sardegna, Campania, Emilia-Romagna, Puglia e Valle D’Aosta. O queijo parmesão é um dos mais famosos do país.
3. Holanda – 953.000 toneladas
Regiões como Gouda, Woerden, Krimpenerwaard e Bodegraven-Reeuwijksão os locais que possuem grandes áreas de produção de queijo. O país se tornou o terceiro maior produtor de queijo do mundo em 2019 quando produziu 953 mil toneladas do alimento. Lá os tipos que se destacam são o Gouda, Edam, queijos defumados e de cabra, Maasdammer e Boerenkaas.
4. Canadá – 557.109 toneladas
A principal área de produção de queijo no Canadá se concentra em Quebec e Ontário. Os tipos mais comuns e apreciados no país são o queijo cheddar, ceam cheese, queijo cottage e o parmesão.
5. Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte – 470.000 toneladas
O Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte também estão na lista dos maiores produtores de queijo do mundo. Em quinto lugar no ranking, aregião produz diversos tipos, como cheddar, gloucester, lancashire, wensleydale e cheshire.
6. Dinamarca – 457.000 toneladas
Os tipos de queijo mais comuns feitos na Dinamarca são esrom, danbo, tilsit havarti, vesterhavsost, thibo e mycella. O país está no sexto lugar entre os 10 maiores produtores de queijo do mundo, responsável por produzir 457.000 toneladas do laticínio em 2019.
7. Argentina – 429.411 toneladas
A Argentina é o único país sul-americano a estar na lista dos maiores produtores de queijo do mundo. As principais províncias onde o alimento é feito são Buenos Aires, Córdoba e Santa Fé.
8. Austrália – 381.000 toneladas
Existem algumas regiões da Austrália que possuem a maior produção de queijo d país: Melbourne, King Island, Atherton Tableland, Gippsland, South-Western Victoria, Murray Region, Tasmânia, Bega Valley Shire, South-Western e Adelaide. Os tipos de queijo mais populares por lá são o cheddar, brie, mozzarela, blue e parmesão.
9. Nova Zelândia – 365.000 toneladas
A Nova Zelândia também é um dos maiores produtores de queijo do mundo e ocupa o nono lugar. As regiões que mais produzem o laticínio são a Costa Oeste, Bay of Plenty, Taranaki, Manawatu, Nelson-Tasman e Waikato. Os tipos mais populares são o mainland cheese, airedale, whitestone farmhouse cheese, meyer vintage gouda, evansdale farmhouse brie e o mahoe aged gouda.
10. Irlanda – 278.400 toneladas
O último país no ranking dos maiores produtores de queijo do mundo é a Irlanda. Algumas regiões são geograficamente mais propensas e se destacam na produção, são elas: Country Cork, Londonderry, Waterfor, Limerick, Clare, Antrim, Tipperary e Carlow.