O fato de que a Austrália é um país é algo aceito no mundo todo, porém o fato dela também ser um continente é algo que pode confundir as pessoas, já que é reconhecido que a Austrália pertence ao continente da Oceania.
No entanto, a Austrália é considerada uma grande massa continental devido ao seu tamanho e a quantidade de espaço que ocupa na Oceania, o que faz dela um país e um continente ao mesmo tempo.
Como continente, os países que formam ela seriam a Austrália, a ilha da Tasmânia e outras menores, como a Ilha Kangaroo, a Ilha de Christmas e as Ilhas Cocos. Como continente, a Austrália é a menor do mundo, mas como país ela está como o sexto maior do mundo possuindo uma área total de 7.682.300 km².
Porque a Austrália é um continente?
A definição oficial de um continente o determina como sendo uma grande massa de terra separada das demais por uma vasta extensão de água. Porém, essa definição é problemática já que muitos continentes do mundo, como a Europa e a Ásia não são separados por uma vasta extensão de água.
Por outro lado, a Austrália é cercada por um vasto oceano que a separa dos demais continentes. Por conta disso, a Austrália pode sim ser considerada um continente, porque seguindo a definição mais aceita, ela se enquadra na descrição de continente.
Porque a Austrália é um país?
Existem alguns fatores que fazem a Austrália ser reconhecida como um país. Ela foi assim definida oficialmente em 1901, quando o parlamento britânico permitiu que as seis colônias do local se unissem em um domínio.
A partir de então, a Austrália passou a governar seus próprios assuntos domésticos, onde só recebeu alguma alteração em 1931, quando o governo britânico aprovou o Estatuto de Westminster, que deu à Austrália mais controle sobre a política externa. Mas além disso, existem outros fatores que fazem a Austrália ser um país.
Divisões administrativas
A Austrália é um país estruturado como uma federação de forma semelhante aos Estados Unidos. A federação australiana possui seis estados e dez territórios. Os estados que formam o país são Queensland, Victoria, Nova Gales do Sul, Austrália do Sul, Tasmânia e Austrália Ocidental. Alguns estados possuem certos poderes delegados a eles, enquanto outros são de domínio exclusivo do governo federal do país.
Governo Federal
A organização do governo federal da Austrália é composta por um poder executivo liderado por um primeiro-ministro, enquanto que o legislativo é conhecido como parlamento e funciona de forma bicameral dividida entre câmara baixa, conhecida como Câmara dos Representantes, e câmara alta, conhecida como Senado.
Os governos estaduais do país são paralelos à estrutura federal, sendo assim cada estado possui seus próprios poderes executivos, legislativos e judiciários.
Economia
Além de ter seu próprio governo, outro fator que mostra que a Austrália é um país é a sua economia própria, onde eles tem sua moeda conhecida como dólar australiano, avaliado em cerca de 1,323 trilhão de dólares, sendo a 13ª maior do mundo.
A sua economia também é classificada como a 3ª mais livre do mundo e a Austrália possui um acordo de livre comércio com 15 países diferentes, incluindo Japão, China, Coreia do Sul, Estados Unidos e a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).
Identidade nacional
Por fim, o povo australiano composto por mais de 25 milhões de pessoas, também é um fator que mostra que a Austrália é um país. Seu povo é conhecido pelas visões igualitárias, onde eles defendem muito a saúde e educação com financiamento público.
A população também é muito diversa, sendo composta por uma variedade de pessoas, indo desde grupos indígenas aborígenes até asiáticos e africanos.