A crosta terrestre é a camada mais externa do planeta. A Terra é composta por vários elementos diferentes, mas a crosta só compõe 1% do volume da Terra, sendo uma camada fina que cobre as camadas mais internas, o manto e os núcleos externo e interno.
A crosta tem 40 km de profundidade, e é composta de rochas sólidas e minerais que resfriaram e se solidificaram quando a Terra era jovem. Há muitos componentes diferentes nessa camada, e os elementos mais abundantes da crosta terrestre seguem abaixo.
Os 10 elementos mais abundantes da crosta terrestre
- Oxigênio – 46.1%
- Silício – 28.2%
- Alumínio – 8.23%
- Ferro – 5.63%
- Cálcio – 4.15%
- Sódio – 2.36%
- Magnésio – 2.33%
- Potássio – 2.09%
- Titânio – 0.565%
- Hidrogênio – 0.140%
Oxigênio (O)
Um dos elementos mais importantes e proeminentes na crosta terrestre é o oxigênio. O oxigênio é o elemento mais abundante na crosta, constituindo cerca de 46% da sua composição. No universo, é o terceiro elemento mais abundante.
O oxigênio forma cerca de 21% da atmosfera terrestre, e 90% da massa de água. É provavelmente o elemento mais importante para a vida no planeta, e compõe quase dois terços dos componentes do corpo humano.
Silício (Si)
O silício também é um elemento proeminente na crosta terrestre. Forma cerca de 28%, e pode ser encontrado numa ampla variedade de minerais e compostos, normalmente em conjunção ao oxigênio.
O dióxido de silício é um dos mais comuns nesses compostos, formado por silício e oxigênio. O dióxido de silício é o principal componente de muitos tipos de rochas cristalinas como o quartzo, a ametista, opala e cristal de rocha. A areia, em sua maior parte, é feita de dióxido de silício, e essa é uma das razões dele ser tão abundante na crosta terrestre.
Alumínio (AI)
O alumínio compõe cerca de 8% da crosta terrestre, e é o metal mais abundante nessa camada. Mas, ainda que seja o metal mais comum, ele encontra-se sempre numa forma composta, nunca num estado puro. Os compostos mais comuns são o sulfato de alumínio e potássio e o óxido de alumínio.
Ferro (Fe)
Aproximadamente 5% da crosta terrestre é ferro. O ferro é um elemento importante, e forma a maior parte do núcleo da Terra. Além disso, devido à sua abundância, tem sido usado pela espécie humana há milhares de anos, originando inclusive a época conhecida como Idade do Ferro.
O ferro, junto ao carbono, é usado para fazer aço, um dos metais mais comuns hoje em dia. Além disso, é um elemento importante para a vida, sendo parte do sangue humano e da clorofila das plantas.
Cálcio (Ca)
O cálcio forma em torno de 4% da crosta terrestre. Ainda que seja associado ao crescimento humano e aos ossos, o cálcio também está presente na crosta em diversas formas, frequentemente numa combinação de oxigênio ou água.
Sódio (Na)
O sódio ocupa o 6° no ranking dos elementos mais abundantes da crosta terrestre. Como outros elementos da lista, não se encontra em sua forma pura, mas composta. Para os humanos, o sódio é associado ao sal.
Por ser bem solúvel na água, o sódio é um dos elementos mais dissolvidos no oceano, e de fato os corpos de água salgada geralmente produzem cloreto de sódio ou depósitos de sal. O sódio é um elemento essencial para animais e humanos, ajudando a manter um equilíbrio de fluidos.
Magnésio (Mg)
O magnésio é o sétimo dentre os elementos mais abundantes da crosta terrestre, somando em torno de 2%. O metal não aparece como um elemento puro, mas em combinação com oxigênio, cálcio e carbono.
Potássio (K)
Aproximadamente 2% da crosta terrestre é potássio. O elemento surge tanto puro como composto com outros elementos. Sua forma pura é altamente reativa a oxigênio e hidrogênio, e pode queimar na água ou no ar.
O composto de potássio mais comum é o cloreto de potássio, usado em fertilizantes, e o carbonato de potássio, usado em sabonetes e certos tipos de vidro.
Titânio (Ti)
O titânio pode ser encontrado em minerais como rutilo, ilmenita e esfeno, que estão presentes na crosta terrestre. Com 0,6% da composição da crosta terrestre, é muito menos abundante do que os outros elementos acima. Ainda assim, é um elemento importante, conhecido por ser, ao mesmo tempo, extremamente forte e leve. Por causa disso, é usado de várias maneiras por humanos, desde aviões até articulações humanas artificiais.
Hidrogênio (H)
O hidrogênio é o elemento mais abundante no universo conhecido, mas ocupa a décima posição na lista dos dez elementos mais abundantes da crosta terrestre. No caso do nosso planeta, ele é mais presente na forma de gás. O hidrogênio possui muitos compostos presentes na Terra, tanto na natureza como no uso humano.
Claro, ele é um componente da água, H2O, mas também está nos compostos de amônia, metano, peróxido de hidrogênio e até mesmo no açúcar, todos os quais são comumente usados pela espécie humana.