Enigma sobre origem da primeira crosta terrestre é resolvido

SoCientífica
Imagem: Anastassia Borisova

Uma pesquisa publicada na revista Geology traz luz sobre como se formou a primeira crosta terrestre e expande a possibilidade do mesmo processo ocorrer em outros planetas rochosos, como Marte.

Quando e como a primeira crosta terrestre se formou são perguntas que os pesquisadores se fazem há décadas. Infelizmente, um punhado de zircões microscópicos são os únicos remanescentes do Éon Hadeano, os primeiros 500 milhões de anos de existência da Terra. Estes minerais são encontrados apenas em rochas em alguns lugares do mundo, como em Jack Hills, na Austrália.

“Zircões Hadeanos, de Jack Hills e outras localidades, são atualmente a única janela para a crosta félsica terrestre mais antiga, cuja formação permanece enigmática,” disseram os pesquisadores.

Na ausência de rochas primitivas da crosta, cientistas da França, Rússia, Alemanha e Estados Unidos tiveram que desenvolver suas hipóteses com base em dados experimentais. No novo estudo, eles propõem que a formação de uma crosta tão precoce envolve a fusão parcial de peridotite hidratada interagindo com líquidos basálticos de baixa pressão (e a montagem de minerais co-cristalizantes apoiam esta hipótese).

“Nosso trabalho apoia a ideia de que a geração de magma félsico em profundidades rasas envolvendo uma protocrosta ultramáfica primordial intemperizada e intrusões basálticas locais é de fato um mecanismo viável para a formação da crosta félsica na Terra primitiva.”

“Há muito mais para aprender sobre os primeiros processos e condições de formação da crosta na Terra — e em Marte. Mas o mecanismo descrito aqui pode representar a ideia mais plausível de como grandes volumes da primeira crosta félsica foram feitos, respondendo a uma pergunta de décadas atrás nas ciências da Terra.”