Connect with us

Hi, what are you looking for?

cidade
cidade
Imagem: Pixabay

Planeta & Ambiente

Algumas cidades são tão pesadas que estão afundando a crosta terrestre

Parece que as cidades têm novas preocupações que vão além do aumento do nível do mar: o peso do seu desenvolvimento está fazendo com que elas afundem a crosta terrestre, de acordo com uma nova pesquisa.

O geofísico Tom Parsons, da agência United States Geological Survey (USGS), analisou San Francisco no estudo de caso de como o desenvolvimento urbano pode afetar e deprimir a superfície real da Terra. Essa pesquisa demonstra a importância de fatorar a subsidência em modelos de risco de mudança climática.

Continua depois da publicidade

A cidade está afundando

Pelos cálculos realizados na pesquisa, San Francisco pode ter afundado até 80 milímetros à medida que a cidade vai crescendo com o tempo. A área da baía está sob ameaça de até 300 mm de aumento do nível do mar até 2050, portanto a variação extra proporcionada pela lenta subsidência é importante e, por isso, preocupante.

Relacionado: Criaturas misteriosas encontradas sob gelo da Antártica

aumento do nível do mar

Pixabay

Parsons escreve em seu artigo que “à medida que as populações globais se movem desproporcionalmente em direção às costas, essa subsidência adicional em combinação com o aumento esperado do nível do mar pode exacerbar o risco associado à inundação”.

Assim, um inventário feito de todos os edifícios da cidade foi levado em consideração no estudo e calculou o peso da área da Baía de São Francisco – de população do tamanho de 7,75 milhões. O peso está em cerca de 1,6 trilhão de quilos ou cerca de 8,7 milhões do Boeing 747s.

Continua depois da publicidade

Relacionado: Fenômeno misterioso está ampliando o Oceano Atlântico a cada ano

Isso poderia ser o suficiente para a litosfera real na qual o centro urbano está dobrar e, possivelmente, pode alterar os níveis relacionados aos blocos de falha. Ou seja, os pedaços flutuantes de rocha que constituem a superfície da Terra, a crosta terrestre.

E essa não é a pior previsão, já que os cálculos de peso não incluem as coisas fora dos edifícios, como a infraestrutura de transporte, veículos ou pessoas. Dessa forma, a estimativa de deslizamento de 80 mm é conservadora.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Animais

Há aproximadamente 400 anos houve uma grande onda de frio que assolou todo o globo terrestre. O gelo atingiu a ilha de Ellesmere no...

Animais

Com a capacidade de aprender a resolver problemas assim como os humanos, os polvos são uma das espécies mais inteligentes do oceano. Esses animais...

Animais

Um novo teste de inteligência em uma espécie cefalópode reforçou como é importante não subestimar a inteligência animal. Os chocos foram submetidos a uma...

Animais

O pequeno molusco pode até redesenhar a forma dos rios.