Descoberta de um peixe gigante do Devoniano

Mateus Marchetto
Imagem: PLOS One

Há 350 milhões de anos, o maior peixe ósseo do Devoniano superior nadava pelas águas do supercontinente Gondwana. Pesquisadores acabam de descobrir os fósseis desse peixe gigante, que na verdade é uma nova espécie descoberta.

Segundo a nova pesquisa, publicada no periódico Plos One no dia 22 de fevereiro, o fóssil do peixe gigante foi descoberto na cidade de Makhanda, na África do Sul. De acordo com os autores, o animal podia ter mais de 2 metros de comprimento e provavelmente era um predador assíduo.

1552px Hyneria
Representação do gênero Hyneria. Imagem: ABelov2014

Apesar de 2 metros não parecerem muito, a fauna do período Devoniano ainda não era tão grande como a fauna do Mesozóico (dinossauros, por exemplo). Assim, no seu ecossistema, esse peixe provavelmente era um dos maiores integrantes.

A nova espécie recebeu o nome de Hyneria udlezinye, que significa “aquele que consome os demais” na língua nativa IsiXhosa. A pesquisa mostra que, pela morfologia do crânio, nadadeiras e do corpo, a nova espécie é muito parecida com outros integrantes do gênero Hyneria. Por esse motivo, inclusive, o animal foi alocado neste grupo.

Por estar no gênero Hyneria, a nova espécie também demonstra que esse grupo também era muito mais amplamente distribuído do que se pensava. Até então, espécimes de Hyneria só tinham sido descobertos na Euramérica, um segundo supercontinente formado no Devoniano.

No artigo, os autores afirmam: “A descoberta do H. udlezinye mostra que Hyneria é um gênero cosmopolita que se estendeu a altas latitudes de Gondwana, e não um [gênero] endêmico.”

Hábitos de vida do peixe gigante

Como dito, o H. udlezinye é o maior peixe ósseo (no Devoniano já existiam tubarões enormes, que são peixes cartilaginosos) do Devoniano superior, que se estende entre 383 e 359 milhões de anos atrás.

Com as nadadeiras lobadas voltadas para trás, e o corpo na forma de torpedo, o animal provavelmente era muito rápido nos lagos e córregos de água doce que habitava. Ainda, a cara do peixe era curta e arredondada, armada com fileiras e fileiras de pequenos dentes. Além destes dentes menores, o predador ainda tinha um par de presas que podiam ter 5cm cada.

Esse formato corporal indica que o H. udlezinye era um grande predador de emboscadas, consumindo outros peixes e animais tetrápodes. Esse último grupo, dos tetrápodes, culminou na linhagem que originou os mamíferos, mais de 100 milhões de anos mais tarde.

Durante o Triássico, no início da época dos dinossauros, os primeiros mamíferos começaram a tomar forma e adquirir as características que são marcantes do grupo. O peixe gigante H. udlezinye, contudo, acabou extinto junto com o seu gênero, antes de ver qualquer coisa parecida com um mamífero.

Grande parte dos clados existentes no planeta no Devoniano acabou extinta por conta da Extinção do Devoniano Superior, que eliminou entre 70% e 80% das espécies marinhas, dentre outros inúmeros grupos de água doce e terrestres.

Fonte: A high latitude Gondwanan species of the Late Devonian tristichopterid Hyneria