NASA vai pousar a 1ª pessoa negra na Lua com o programa Ártemis

Ruth Rodrigues
O programa Ártemis da NASA está trabalhando para devolver os humanos à Lua até 2024 e estabelecer uma presença permanente lá até o final da década. (NASA)

O Programa Ártemis é uma proposta que pode revolucionar a comunidade que, por décadas, foi excluída de missões importantes da NASA. No dia 9 de abril, o administrador executivo da NASA, Steve Jurczyk, revelou que o projeto visa levar até a Lua a primeira mulher negra.

Corroborando com os dizeres de Steve, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e membros do seu governo apresentaram ao Congresso, uma proposta orçamentária para o ano de 2022. Para a alegria dos pesquisadores, o orçamento inclui um aumento na parte financeira que apoia o Projeto Marte.

Qual a importância do Programa Ártemis da NASA?

Com o apoio financeiro, os Estados Unidos estarão dando uma chance de ouro para que a NASA consiga explorar ainda mais o planeta vermelho, na procura para conseguir mais amostras.

No comunicado oficial, Jurczyk revela também a vontade de que o programa não somente leve a primeira mulher e de cor até a Lua, assim como, consigam dados acerca da probabilidade de humanos voltarem mais vezes, até 2024.

Essa união é uma meta traçada pelo próprio governo de Biden, que visa estabelecer uma maior inclusão de todos os povos. Portanto, será um marco na história dos Estados Unidos, assim como, para a própria NASA.

Quando anunciado anteriormente, o Programa Ártemis iria levar um homem e a primeira mulher até a superfície da Lua. Até o presente momento, de nada sabia-se acerca da cor dessas pessoas. Enquanto Donald Trump estava na presidência, o combinado era que o projeto seria concluído até o ano de 2024. No entanto, Biden e seu governo ainda não revelaram nenhuma data específica para o início e finalização do programa.

Governo Biden e seu apoio para a Ciência

De acordo com o comunicado, o orçamento está estimado no valor de US $ 24,7 bilhões. Tal quantia só demonstra o quanto Biden está compromissado em manter ativo, o avanço da Ciência e das demais pesquisas na América.

Para o administrador executivo, o valor é alto, tendo em vista que o ano de 2020 foi bastante turbulento para os Estados Unidos. No entanto, é um saldo positivo para ser investido em pesquisas mais profundas.

Com esse aumento no financiamento, a NASA visa que a partir de agora, os estudos serão focados em compreender melhor o planeta Terra, inclusive, monitorar as mudanças climáticas e seu impacto local. Além disso, também será possível a aquisição dos recursos necessários para que a exploração de americanos em Marte.

A agência americana está confiante em cada dólar que fora destinado para os projetos em andamento. No entanto, a expectativa é ainda maior em relação ao Programa Ártemis e em agilizar o processo, para que tudo ocorra rápido, mas sem desperdiçar essa chance única. Afinal, o dinheiro investido nessa pesquisa, é um valor alto se levado em conta o período tenebroso no qual o mundo está passando.

Com informações de NASA e Space.

Relacionado: Como foi o voo que levou Yuri Gagarin ao espaço

Compartilhar