Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

VÍDEO: como foi o voo que levou Yuri Gagarin ao espaço

Yuri Gagarin treina na espaçonave Vostok em novembro de 1960, cinco meses antes de seu voo histórico. (Getty Images)

Hoje, a Rússia comemora o Dia do Cosmonauta. A data tem um simbolismo muito grande, afinal, foi quando a antiga União Soviética mandou Yuri Gagarin para o espaço.

Ou seja, fazem 60 anos desde que o homem saiu da Terra.

Foram 108 minutos em que o cosmonauta, como os russos chamam os astronautas, voou ao redor da Terra. Um dos companheiros de Gagarin lembra do piloto. Pavel Popovich, que recebeu duas vezes o título de Herói da União Soviética, conta um pouco da história deles.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Veja como foi o voo, em 12 de abril de 1961, no vídeo obtido pela TV Brics:

“Tivemos o mesmo destino, eu e Gagarin. Nós dois vivemos a ocupação nazista, nos formamos na escola profissionalizante, depois na escola técnica para reservas de mão de obra, Yuri e eu. Só que eu fui para área de construção civil e ele para área metalúrgica. Depois nos formamos nos clubes de aviação”, aponta.

Confira, também em vídeo obtido pela TV Brics, como era a vida de Yuri Gagarin:

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Metrópoles
Publicado por

O Metrópoles é um portal de notícias totalmente focado no digital e oferece conteúdo variado a seus leitores (política, economia, saúde, ciência, segurança pública, comportamento, entretenimento). Sediado em Brasília, está entre os cinco sites mais acessados do país de acordo com rankings ComScore e Alexa.

Faça um comentário

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Mente & Cérebro

Nas últimas décadas, inúmeras pesquisas mostraram a relação entre amamentação e a saúde da criança. Sabe-se, por exemplo, que a amamentação ajuda no desenvolvimento...

Planeta & Ambiente

Nukumi, uma grande fêmea de tubarão-branco marcada no ano passado está cruzando o Atlântico já faz dois meses. De acordo com especialistas, ela pode estar...